Coronavírus

Minas Gerais Coronavírus faz UFMG suspender aulas de turma da medicina

Coronavírus faz UFMG suspender aulas de turma da medicina

Estudante frequentou as aulas até o dia 6 de março e entrou na lista de casos suspeitos do Covid-19; medida preventiva afeta cerca de 160 alunos

  • Minas Gerais | Enzo Menezes, da Record TV Minas

Colegiado diz que medida é preventiva

Colegiado diz que medida é preventiva

Kiuane Rodrigues / Record TV Minas

A turma do quarto período do curso de medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) vai ficar sem aulas até a próxima sexta-feira (20) por causa de um aluno que apresentou sintomas do coronavírus após frequentar as aulas.

De acordo com o professor Unai Tupinambás, infectologista e integrante do comitê de combate ao Covid-19 na universidade, a suspensão das atividades é referente apenas à turma 156 e aos professores e alunos que tiveram contato com o jovem. A decisão foi tomada, nesta sexta-feira (13), após o universitário relatar febre, dor de garganta e mal-estar.

Cerca de 160 estudantes serão impactados com a medida. O grupo foi avisado por um e-mail enviado pela coordenadora do curso, professora Taciana de Figueiredo Soares. Na mensagem, a educadora explica que a decisão também foi tomada atendendo orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) para adoção de medidas de contenção da transmissão.

No entanto, Tupinambás destaca que a ação é preventiva e não deve causar pânico na população. Até o momento, Minas Gerais tem dois casos confirmados do coronavírus. São de duas moradoras de Divinópolis, a 120 km de Belo Horizonte, e de Ipatinga, a 209 km da capital mineira.

— Precisamos racionar o uso dos testes e priorizar a população vulnerável, como idosos e pessoas com problemas de hipertensão, pulmonares, câncer. Nesse grupo ocorrem complicações. Para os jovens, a gente orienta o isolamento domiciliar e evitar dormir no mesmo quarto do idoso, por exemplo. O tratamento é semelhante ao de outras síndromes respiratórias: hidratação frequente, ventilação, lavar bem as mãos.

Um médico pode receitar medicamentos como dipirona sódica e paracetamol. O uso de aspirinas não é recomendado.

Guia com informações básicas sobre o novo coronavírus

Guia com informações básicas sobre o novo coronavírus

Arte R7

Últimas