tragédia brumadinho
Minas Gerais Creche de Congonhas (MG) é fechada por medo de barragem 

Creche de Congonhas (MG) é fechada por medo de barragem 

Prefeitura decidiu paralisar atividades a pedido dos pais que estão apreensivos com ameaça de estrutura de 75 m se romper, perto da instituição

Cidade vive com medo de desaparecer sob lama

Cidade vive com medo de desaparecer sob lama

Record TV Minas

Uma creche do bairro Residencial, na cidade histórica de Congonhas, a 75 km de Belo Horizonte, teve as atividades paralisadas pela prefeitura da cidade, a pedido dos pais das crianças. A instituição fica localizada próximo a barragem Casa de Pedra, de 75 metros, da mineradora CSN. A medida foi tomada nesta sexta-feira (15).

A sensação de insegurança das famílias foi o principal motivo da decisão da administração municipal. Alunos de uma outra escola, também situada na base da estrutura de minério serão remanejados na semana que vem. 

A  Creche Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida tem 130 alunos com idades entre 0 e 3 anos e 11 meses. Por não existir ainda um local para que sejam transferidas, as crianças deverão permanecer em casa. 

Os estudantes da Escola Municipal Conceição Lima, que atende 120 crianças da educação infantil e do ensino fundamental serão realocadas para escolas de bairros vizinhos. 

Riscos

No fim de janeiro, a Prefeitura de Congonhas, juntamente com o Ministério Púbico e moradores da cidade se reuniu para discutir ações para a garantia da segurança da população. A CSN iria ser multada por descumprir algumas medidas acordadas com a administração municipal.