Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Defesa Civil emite alerta para risco de desmoronamento em BH 

Órgão municipal informou que devido às chuvas que caem sobre a cidade, o risco geológico está no alerta mais alto; chuvas devem continuar em BH

Minas Gerais|Caio Silva*, do R7

BH tem alerta de risco de desmoronamento
BH tem alerta de risco de desmoronamento BH tem alerta de risco de desmoronamento

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de risco geológico, nesta quarta-feira (18), devido às chuvas que caem na capital mineira desde a semana passada.

De acordo com o órgão, a recomendação é para que a população redobre a atenção para riscos de desmoronamento de encostas e estruturas devido ao solo encharcado. A Defesa Civil ainda deu sinais de como identificar um desmoronamento (veja abaixo).

Na madrugada desta quarta-feira (18) um temporal provocou a queda de um prédio em Betim, na região metropolitana. As chuvas provocaram danos na estrutura do edifício, que tombou. Moradores de casas vizinhas tiveram que ser retirados de suas casas.

Previsão do tempo

Publicidade

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é de que as chuvas permaneçam em Belo Horizonte e região metropolitana pelo menos nas próximas 24 horas.

Cleber de Souza, meteorologista do órgão, explica que uma passagem de frente fria sobre o Estado de Minas Gerais favoreceu as chuvas intensas.

Publicidade

— Essa massa de ar frio que veio da Amazônia fez com que o céu em BH e região ficasse completamente carregado, com chuvas intensas e formação de granizo. 

Souza ainda disse que as pancadas de chuvas nos próximos dias podem atingir os 50 milímetros e serão acompanhadas de rajadas de ventos de 50 km/h e queda de granizo em toda cidade. 

Publicidade

O meteorologista ainda informou que a umidade relativa do ar na cidade pode atingir os 100%, deixando o clima na cidade bastante abafado. O sol, segundo Souza, deverá aparecer com mais intensidade somente no início da próxima semana. 

Confira sinais de como identificar um desmoronamento:

- Trinca nas paredes.

- Água empoçando no quintal.

- Portas e janelas emperrando.

- Rachaduras no solo.

- Água minando da base do barranco.

- Inclinação de poste ou árvores.

Confira como agir para evitar um desmoronamento: 

- Coloque calha no telhado da sua casa.

- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água.

- Não jogue lixo ou entulho na encosta.

- Não despeje esgoto nos barrancos.

- Não faça queimadas.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Lucas Pavanelli 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.