tragédia brumadinho
Minas Gerais Deputados pedem abertura de CPI para investigar tragédia da Vale

Deputados pedem abertura de CPI para investigar tragédia da Vale

Solicitações foram feitas por três parlamentares mineiros nesta segunda-feira (4); pedidos ainda precisam ser recebidos pelo presidente da Assembleia

Deputados querem investigar tragédia da Vale

Deputados querem investigar tragédia da Vale

Enzo Menezes/ Record TV

Três deputados estaduais de Minas Gerais protocolaram, nesta segunda-feira (4), pedidos de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

As solicitações foram feitas pelos deputados Sargento Rodrigues (PTB), Beatriz Cerqueira (PT) e Wilson Batista (PSD). Para que o grupo de apuração seja formado, os pedidos precisam ser recebidos pelo presidente da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), Agostinho Patrus (PV).

Thiago Neves usa tragédia de Brumadinho para provocar rival

Depois disso, será dado um prazo para a escolha dos membros da comissão. De acordo com a ALMG, o deputado Sargento Rodrigues já tem cadeira garantida devido ao fato de ele ter sido o primeiro a entrar com o pedido de abertura de CPI. Contudo, o parlamentar não poderá ser presidente ou relator do caso.

A tragédia da Vale, ocorrida no dia 25 de janeiro, deixou até o momento, 134 mortos e 199 pessoas desaparecidas. A lama de rejeitos da barragem atingiu, ainda, o rio Paraopeba, que fica na região.

Veja o antes e o depois da área atingida pela lama:

R7