Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Diretor de presídio é afastado após imagens de presos nus vazarem

De acordo com secretaria, detentos teriam queimado pedaços de colchão e tiveram os pertences retirados das celas

Minas Gerais|Airine Ferreira e João Lamêgo, da RecordTV Minas

Fotos de detentos nus em pátio do presídio de Formiga vazaram
Fotos de detentos nus em pátio do presídio de Formiga vazaram Fotos de detentos nus em pátio do presídio de Formiga vazaram

O diretor de um presídio do interior de Minas Gerais, Ronaldo Antônio Gomides, foi afastado do cargo depois da divulgação das imagens de detentos deixados nus no pátio do estabelecimento penal. O caso aconteceu em 22 de outubro, no presídio de Formiga, a 200 km de Belo Horizonte. 

De acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), os detentos foram deixados nus no pátio da penitenciária devido a uma "operação de retirada de presos e pertences das celas" por causa de um "movimento de subversão da ordem", que incluiu a queima de pedaços de colchões.

O presídio de Formiga tem capacidade para 396 presos e, de acordo com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) tem, atualmente, 655 detentos. 

O Depen-MG (Departamento Penitenciário de Minas Gerais) instaurou um Procedimento Interno, que está em andamento, para apurar a motivação da realização e veiculação das imagens. O órgão também diz não compactuar com "desvio de conduta" dos servidores e que as denúncias serão apuradas.

O diretor regional de Polícia Penal da 7ª Região Integrada de Segurança Pública assumiu interinamente a direção da unidade prisional.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.