Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Diretores de presídio são alvo de operação contra corrupção em MG

De acordo com a força-tarefa, diretores teriam aproveitado mão-de-obra de detentos para consertarem carros particulares

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Operação mira cinco servidores do sistema prisional de Minas Gerais
Operação mira cinco servidores do sistema prisional de Minas Gerais Operação mira cinco servidores do sistema prisional de Minas Gerais

Uma força-tarefa formada pela Polícia Federal, Civil, Militar, Polícia Penal de Minas Gerais e a Polícia Penal federal cumpre, na manhã desta terça-feira (22), 12 mandados de busca e apreensão e uma de afastamento da função pública contra diretores de presídio e servidores do sistema prisional em Minas Gerais. 

A Operação Catira investiga crimes de peculato e corrupção passiva e ativa por parte desses servidores públicos, detentos e seus familiares.

Uma das práticas investigadas pela operação é de que os servidores teriam utilizado a mão-de-obra de detentos que trabalhavam na oficina mecânica de um presídio localizado na região metropolitana de Belo Horizonte para realizar a manutenção em seus carros particulares. Em troca, os servidores davam "benefícios indevidos" a eles. 

Outro crime investigado pela força-tarefa é que um detento, condenado a 36 anos de prisão por estupro de vulnerável e pornografia infantil teria sido favorecido por um agente penitenciário que ocupa cargo de direção em um presídio com acesso à internet e dispositivos eletrônicos. 

Publicidade

Este detento, ainda teria dado, em troca, equipamentos eletrônicos e serviços de informática a servidores públicos do sistema prisional.

Leia também

De acordo com a força-tarefa, a operação mira cinco servidores do Depen (Departamento Penitenciário de Minas Gerais) que ocupam cargos de direção. Dentre eles está um diretor regional, um superintendente e alguns diretores de presídio. Ao todo, sete pessoas são investigadas. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.