Coronavírus

Minas Gerais Doses de vacina que sumiram em posto são encontradas em BH

Doses de vacina que sumiram em posto são encontradas em BH

Noventa doses tinham desaparecido entre sexta (19) e a última segunda-feira (22) de um centro de saúde em Belo Horizonte

Vacinas que sumiram de posto foram encontradas, de acordo com a prefeitura de BH

Vacinas que sumiram de posto foram encontradas, de acordo com a prefeitura de BH

Reprodução/redes sociais

As 90 doses de vacinas contra a covid-19 que desapareceram de um centro de saúde no bairro Salgado Filho, na região Oeste de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (24) foram encontradas.

A Prefeitura de BH informou, na noite desta terça-feira (23), que os nove frascos fo achados, mas não deu mais detalhes sobre o fato. O sumiço das vacinas continuará sendo investigado pela Polícia Civil. 

Relembre o caso

Os frascos foram extraviadas de dentro de um posto de saúde em Belo Horizonte. Os imunizantes estavam dispostos em nove frascos - que contém o suficiente para 10 doses cada - e seriam utilizados para imunizar 90 pessoas com a primeira dose.

Entre sexta-feira (19) e segunda-feira (22), as vacinas precisaram ser transportadas duas vezes, entre a Diretoria Regional de Saúde Oeste e o Centro de Saúde Salgado Filho, na região Oeste de Belo Horizonte, para garantir o armazenamento adequado.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, a funcionária responsável pela distribuição das vacinas afirmou ter separado 105 frascos da vacina Coronavac. Eles estavam dispostos em quatro caixas com 20 frascos cada, uma caixa com 16, além de nove frascos avulsos. 

A funcionária disse, ainda, que juntou todas as doses em um saco, que foi amarrado apenas com um nó. Os frascos foram guardados dentro da câmara fria da Diretoria Regional de Saúde Oeste na sexta-feira (19) por volta do meio-dia e foram transportados para o centro de saúde na mesma data.

Na ocasião, duas funcionárias levaram as vacinas para o Centro de Saúde Salgado Filho, onde entregaram o saco plástico para uma outra funcionária, que disse não ter conferido a quantidade de doses, somente a temperatura delas.

Durante o fim de semana, duas funcionárias estiveram no posto de saúde para conferir a temperatura das vacinas. De acordo com a gerente do Centro de Saúde Salgado Filho afirmou que, pelas imagens das câmaras de vídeo, é possível ver que, no domingo pela manhã, uma das funcionárias abriu a câmara fria para organizar os frascos.

No entanto, na segunda-feira (22) pela manhã, quando as vacinaram foram levadas do posto de saúde para a Diretoria Regional de Saúde Oeste, a funcionária que recebeu as doses percebeu a ausência de nove frascos.

A Polícia Militar acionou a perícia da Polícia Civil, que disse não ser possível confirmar, neste momento, quando é que as doses foram extraviadas, já que o local de armazenamento seria de fácil acesso a vários funcionários.

Últimas