Minas Gerais Em Divinópolis, supermercado pode ser multado por vender bebida

Em Divinópolis, supermercado pode ser multado por vender bebida

Proibição vale até domingo (10) e atinge até mesmo distribuidoras; prefeitura alega que bebidas são o "insumo que fomenta a covid"

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli e Célio Ribeiro*, do R7

"Lei seca" em Divinópolis vale até domingo (10)

"Lei seca" em Divinópolis vale até domingo (10)

Reprodução / Freepik

A Prefeitura de Divinópolis, a 120 km de Belo Horizonte, decidiu proibir a venda e consumo de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento do município, incluindo supermercados e distribuidoras. O decreto visa frear a alta da covid-19 na cidade.

A medida foi publicada na edição desta sexta-feira (8) do Diário Oficial do Município e é válida até o próximo domingo (10). Qualquer pessoa ou comércio que desrespeitar o decreto pode receber uma multa que varia entre R$ 799,50 e R$ 79.950.

De acordo com a publicação, a medida é necessária pois, mesmo com a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes da cidade, muitas pessoas insistem em realizar eventos clandestinos, sem seguir os protocolos de combate a covid-19. O texto chega a citar uma pesquisa da Universidade de Stanford para justificar o decreto.

Veja: Cidade do interior de Minas decreta toque de recolher após 22h

O Executivo também alega que a medida não interfere no sistema econômico local nem prejudica a livre iniciativa, mas visa reforçar as medidas sanitárias e defender a saúde e a vida da população. Segundo a prefeitura, as bebidas alcoólicas são o “insumo primordial para a realização de eventos que fomentam a covid-19”.

Também nesta sexta-feira, o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (PSC), se reuniu com representantes dos supermercados da cidade. No encontro, os comerciantes discutiram as medidas de combate a covid-19 e questionaram o decreto de proibição da venda de bebidas alcoólicas. Mesmo assim, o executivo decidiu não recuar.

Covid-19 em Divinópolis

Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado pela prefeitura nesta sexta-feira, Divinópolis contabiliza 111 mortes pela covid-19 e 4.321 casos confirmados da doença, além de 3.782 curados. Atualmente, 58 pacientes estão internados em leitos de terapia intensiva da cidade, enquanto 80 estão em enfermarias. 

Últimas