Minas Gerais Empresa conclui desassoreamento em Mina do Brumado, na Grande BH

Empresa conclui desassoreamento em Mina do Brumado, na Grande BH

Drenagem vai garantir aumento no nível da água e maior segurança do barramento; estrutura não havia passado por manutenção desde a criação

  • Minas Gerais | Do R7

Mais de 5 mil m³ de sedimentos foram retirados a partir da drenagem

Mais de 5 mil m³ de sedimentos foram retirados a partir da drenagem

Divulgação / Grupo AVG

O barramento de água da Mina do Brumado, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, passou pelo primeiro processo de desassoreamento depois de mais de 30 anos sem manutenção, desde a sua fundação. 

Destinada ao armazenamento de água, a estrutura de pequeno porte foi construída para a operação de uma mina, há 35 anos. O barramento consiste em um muro de concreto de aproximadamente 18 metros de extensão e 9 metros de altura.

De acordo com Caroline Nogueira, gerente de meio ambiente do Grupo AVG, o desassoreamento da área gerou importantes impactos ambientais e sociais.

— A segurança do barramento aumentou porque não há mais o sobrepeso dos sedimentos. Além disso, o nível da água também aumentou, fazendo com que o abastecimento dos cursos d'água da região seja favorecido. 

Leia mais: Parceria com mineradora revitaliza viveiro florestal em Caeté

Para a efetividade do processo, foi preciso adotar um método mecanizado com escavadeira que também gerou menos impacto ambiental. Os cerca de 4 mil m³ de sedimentos retirados foram usados para fazer a manutenção das vias internas da empresa. 

De acordo com Caroline, o desassoreamento vai garantir melhor qualidade da água e maior longevidade do barramento.

— Colocamos uma leira de proteção que deixa todo o material trazido por chuvas nas extremidades. Assim, o sedimento não desce para o fundo. Portanto, daqui 5, 10 anos a estrutura não vai precisar de uma limpeza tão intensa quanto a que fizemos desta vez. 

Últimas