Mais de 5 mil m³ de sedimentos foram retirados a partir da drenagem
Divulgação / Grupo AVGO barramento de água da Mina do Brumado, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, passou pelo primeiro processo de desassoreamento depois de mais de 30 anos sem manutenção, desde a sua fundação.
Destinada ao armazenamento de água, a estrutura de pequeno porte foi construída para a operação de uma mina, há 35 anos. O barramento consiste em um muro de concreto de aproximadamente 18 metros de extensão e 9 metros de altura.
De acordo com Caroline Nogueira, gerente de meio ambiente do Grupo AVG, o desassoreamento da área gerou importantes impactos ambientais e sociais.
— A segurança do barramento aumentou porque não há mais o sobrepeso dos sedimentos. Além disso, o nível da água também aumentou, fazendo com que o abastecimento dos cursos d'água da região seja favorecido.
Leia mais: Parceria com mineradora revitaliza viveiro florestal em Caeté
Para a efetividade do processo, foi preciso adotar um método mecanizado com escavadeira que também gerou menos impacto ambiental. Os cerca de 4 mil m³ de sedimentos retirados foram usados para fazer a manutenção das vias internas da empresa.
De acordo com Caroline, o desassoreamento vai garantir melhor qualidade da água e maior longevidade do barramento.
— Colocamos uma leira de proteção que deixa todo o material trazido por chuvas nas extremidades. Assim, o sedimento não desce para o fundo. Portanto, daqui 5, 10 anos a estrutura não vai precisar de uma limpeza tão intensa quanto a que fizemos desta vez.