Empresa entrega ao Governo de MG respiradores 100% feitos no Estado

Equipamentos fabricados pela Tacom serão enviados para complementar leitos do Hospital de Campanha de Betim, na região metropolitana

Respiradores foram desenvolvidos pela Tacom

Respiradores foram desenvolvidos pela Tacom

Divulgação / Governo de Minas / Gil Leonardi

A empresa mineira Tacom entrega nesta semana o primeiro lote de respiradores totalmente desenvolvidos em Minas Gerais ao Governo do Estado. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (14) pelo governador Romeu Zema (Novo), durante uma entrevista coletiva. 

Os 1.600 equipamentos, fabricados pela empresa e financiados por indústrias mineiras, foram adquiridos pela Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e doados ao Executivo. Os aparelhos foram homologados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no dia 4 de agosto. 

Os respiradores, agora, serão destinados a leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de unidades de saúde espalhadas pelo Estado, além de serem enviadas a outros Estados e exportadas para outros países. 

De acordo com Zema, os respiradores serão distribuídos conforme critérios técnicos. 

- Eles servirão para que tenhamos um sistema de saúde que, em termos de respiradores, vai ser aquele que estará mais bem atendido em todo o Brasil. 

De acordo com a diretora da Tacom, Cláudia Tonussi, o projeto iniciado há 90 dias se materializa com a entrega do primeiro lote, "destinado a complementar os leitos do hospital de campanha de Betim". Segundo ela, esses são os primeiros de muitos produtos entregues.

A produção dos respiradores foi feita após uma parceria do Governo de Minas, com a Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais) e empresas que doaram recursos para que o projeto saísse do papel. 

De acordo com o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, o projeto deve fazer com que o Estado de Minas Gerais deixe de importar respiradores e passe a exportar os aparelhos para outros mercados.

- Esse é um projeto revolucionário que vai atender à saude de Minas Gerais nos próximos anos. Tenho certeza que a Tacom vai ser um dos grande 'players' do mundo, mostrando que nosso povo é capaz, quando desafiado.

TACOM: diretora administrativa, claudia tonussi

agreer fiemg d mg  empresa parcerias que contribuiram para que ´rpje fose viabilzaido. agradeer profissionais e colboaradores, durante 90 dias para resolver problemas e desenvolvier os equipamentosfelizes orgulhosos de termos conseguido cumprir missao desafiadora para levar equipamentos ate leitos de saude de MINAS GErais e outros paises que ncessitem desse tipo de suporte

o projeto se torna realidade e se materiaçiza na entrega do primeiro lote destinados a complementar os leitos do hospital de campanha de betim. primeiros de muitos produidps e entregues.