Especialista alerta sobre golpes no pagamento de impostos em MG
Golpistas enviam mensagens para que os contribuintes acessem um link com boletos falsos
Minas Gerais|Asafe Alcântara, Do R7

O início do ano é marcado pelo pagamento de diversos impostos urbanos. O que influencia no aumento de golpes e fake news aos contribuintes.
O presidente do Sindicato dos Despachantes de Minas Gerais, Valdez Camargos, contou à equipe da Record TV Minas que foi procurado por vários clientes que receberam informações falsas sobre um possível desconto na taxa de licenciamento.
Nas mensagens compartilhadas, o golpista faz um falso alerta para que os contribuintes acessem um link com boletos falsos.
Valdez conseguiu esclarecer todos os clientes e também procurou o Detran-MG para relatar o problema.
A Secretaria Municipal de Fazenda informou que não envia faturas do IPVA para endereços físicos, e-mails, ou links por aplicativos de mensagens.
O órgão também também faz um alerta para possíveis golpes no pagamento da guia de IPTU. Fernando Huber, diretor de lançamento e desonerações tributárias, da Secretaria relata os cuidados do órgão.
“A prefeitura tem monitorado a existência de golpes falsos mas ainda não encontrou nenhum, mas o alerta é válido para evitar golpes”, explica o especialista.
Para evitar possíveis fraudes, a guia do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano foi modificada, com um formato colorido que facilita a leitura dos contribuintes.

Na hora de pagar o imposto é importante ficar atento. Após a leitura do código de barras, o favorecido tem que ser a prefeitura. E, ao retirar o boleto na internet, o site tem que ter o final ponto gov.br.
Até o momento, a Prefeitura de BH não registrou nenhum caso de morador que tenha caído em golpe.
Veja a reportagem completa:
