Minas Gerais Estrutura de mineradora se rompe em Sarzedo, na Grande BH

Estrutura de mineradora se rompe em Sarzedo, na Grande BH

Itaminas mantém barragem no local, mas disse que houve um "escorregamento de aterro de obra civil"; não há vítimas

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli e Célio Ribeiro*, do R7, com RecordTV Minas

Imagens mostram o momento em que há vazamento em barragem de água de Sarzedo

Imagens mostram o momento em que há vazamento em barragem de água de Sarzedo

Reprodução/redes sociais

Uma estrutura pertencente à mineradora Itaminas se rompeu nesta segunda-feira (9) em Sarzedo, na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com a empresa, ao contrário do que foi informado, não se trata de uma barragem, mas de um "escorregamento de aterro de obra civil". A mineradora disse que o episódio não resultou em dano ambiental, nem houve vítimas. 

A estrutura pertence à mina do Engenho Seco, que fica próxima ao córrego do Engenho Seco, em uma comunidade rural que pertence ao município de Sarzedo. 

Mineradora negou que estrutura que se rompeu pertence a uma barragem

Mineradora negou que estrutura que se rompeu pertence a uma barragem

Reprodução/redes sociais

De acordo com o tenente Jader Correia, do Corpo de Bombeiros, os engenheiros da empresa estariam fazendo uma operação que incluía remoção de solo, drenagem e aterro no momento do escorregamento de terra. De acordo com o militar, o deslizamento de terra foi em uma área limitada e não atingiu a barragem mais próxima, que fica a 1 km de distância.

A Defesa Civil esteve presente no local. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a barragem fica em um local conhecido como terreno do Zé Carlos. Três veículos teriam sido atingidos pelo escorregamento de terra, mas não havia ninguém dentro deles.

Ainda não há a confirmação de feridos ou dano material e o rompimento não oferece riscos aos moradores da região, ainda de acordo com a Defesa Civil.

Últimas