Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudantes se envolvem em confusão com a PM e acabam detidos em Contagem (MG)

Militares foram até a instituição após receberem denúncia de que alunos estariam consumindo drogas na quadra da escola

Minas Gerais|Ricardo Vasconcelos, da Record TV Minas

Militares relataram que foram agredidos por alunos
Militares relataram que foram agredidos por alunos Militares relataram que foram agredidos por alunos

Cinco estudantes com idades entre 16 e 19 anos foram parar na delegacia após se envolverem em uma confusão com a Polícia Militar, dentro da Escola Estadual Vinicius de Moraes, no bairro Tropical, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, na noite desta segunda-feira (22).

A PM informou que recebeu uma denúncia dando conta de que alunos faziam consumo de drogas na quadra da instituição. A direção da instituição liberou a entrada dos militares. Após revistar alguns jovens, encontraram um cigarro de maconha no chão, perto de uma adolescente de 16 anos. Ela acabou confessando o consumo aos militares e revelou que era dependente química e que tinha pago a quantia de R$10 pelo entorpecente. Uma parte da droga teria ficado na casa onde mora. Enquanto era levada para a viatura para seguir até a residência, começou a confusão.

Um estudante de 18 anos teria feito ofensas e xingamentos contra os dois militares que atendiam a ocorrência. Segundo os militares, ele também foi conduzido à viatura, mas antes de entrar no carro teria oferecido resistência, agredindo um policial com um soco, sendo necessário algemá-lo.

No entanto, testemunhas afirmam que o jovem não estava na quadra. Ele teria chegado depois, questionado a ação policial e também recebeu voz de prisão. Uma estudante que viu tudo afirma que o aluno desobedeceu a ordem de ficar na viatura, mas não teria sido violento em momento algum.

Publicidade

Ainda de acordo com a PM, outros estudantes tentaram resgatar o estudante e também teriam agredido o mesmo militar, inclusive, com uso de pedras. O militar agredido, então, sacou a arma e fez uso de spray de pimenta para conter as confusões, sendo necessário chamar reforços. Outros três estudantes, de 16, 17 e 19 anos, também acabaram conduzidos por envolvimento no caso. Segundo informações de colegas, os jovens encaminhados à delegacia foram ouvidos e liberados. 

Violência

Publicidade

Durante a confusão, o vice-diretor da escola teria pedido aos alunos para que retornassem às salas, não sendo atendido. Imagens de câmeras de segurança serão usadas para auxiliar na identificação de outros envolvidos e investigação de inquérito policial.

Parentes de estudantes da escola procuraram a reportagem reclamando de excesso da PM, no uso da força. A irmã do rapaz de 18 anos que teria resistido à prisão negou que o estudante tenha dado um soco no militar e disse que a violência foi praticada por outros alunos, que tentaram resgatar o jovem.

Publicidade

Os estudantes também reclamaram do fato de um dos militares ter sacado a arma, porém, a PM diz que isso é um recurso legal para garantir a integridade dos militares, não significando que haja o uso da arma.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação e aguarda retorno.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.