Novo Coronavírus

Minas Gerais Ex-deputado Bonifácio Andrada terá cerimônia fúnebre virtual

Ex-deputado Bonifácio Andrada terá cerimônia fúnebre virtual

Político de 90 anos morreu por complicações causadas pela covid-19; sepultamento será em Barbacena (MG)

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Político foi deputado por 40 anos

Político foi deputado por 40 anos

Wilson Dias/10.10.2017/Agência Brasil

Parte da cerimônia de despedida do ex-deputado federal Bonifácio Andrada, morto por complicações da covid-19 nesta terça-feira (5), será transmitida pela internet, na tarde desta quarta-feira (6).

O velório será restrito aos familiares devido às restrições da pandemia. Segundo parentes, os interessados em homenagear o político que ocupou uma cadeira na Câmara de Deputados por 40 anos poderão acompanhar a cerimônia religiosa que acontece às 13h30, por este link.

Às 14h30, o corpo seguirá em cortejo público para o cemitério da Boa Morte, em Barbacena, a 169 km de Belo Horizonte, onde Andrada morava com a família. O sepultamento está marcado para às 16h.

Vida

Bonifácio de Andrada tinha 90 anos e foi um dos deputados federais mais longevos do país, com 40 anos de atuação parlamentar. Ele foi eleito pela primeira vez em 1979, quando ainda era filiado ao Arena, partido que deu sustentação ao regime militar. Depois, passou por PDS, PTB, PSDB e DEM. O político foi um dos membros da Assembleia Constituinte.

Andrada deixou a Câmara dos Deputados em 2019. Sua carreira política, no entanto, começou antes. Ele foi vereador em Barbacena entre 1954 e 1958 e deputado estadual por quatro mandatos. 

Andrada vem de uma família que está presente na política brasileira há mais de 200 anos. Ele é descendente do estadista José Bonifácio de Andrada e Silva, tutor do imperador Dom Pedro II e considerado o patrono da Independência do Brasil. Além disso, ele é pai do também deputado Lafayette Andrada, do ex-deputado Toninho Andrada e do procurador José Bonifácio de Andrada.

Últimas