Minas Gerais Funed terá convênio para produzir vacina contra covid, diz Zema

Funed terá convênio para produzir vacina contra covid, diz Zema

Governador de MG afirmou que o laboratório estadual vai negociar parceria com farmacêutica que já tenha imunizante aprovado

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Funed analisa contratos com laboratórios

Funed analisa contratos com laboratórios

Stephane Mahe/Reuters - 14.01.2021

O Governo de Minas negocia parceria com laboratórios para começar a produzir uma vacina contra a covid-19 no Estado, por meio da Funed (Fundação Ezequiel Dias).

A informação foi confirmada pelo governador Romeu Zema (Novo) durante entrevista à Record TV Minas, na manhã desta terça-feira (19).

O governador, no entanto, ainda não deu previsão sobre data de fechamento do contrato e nem mesmo de um possível início da produção.

— A Funed tem previsão de fazer algum convênio com algum laboratório que desenvolveu alguma vacina aprovada para que tenhamos uma vacina mineira para atender o Estado e todo o Brasil.

Em dezembro de 2020, o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, anunciou uma negociação com a Convaxx, do grupo United Biomedical. O imunizante da campanhia ainda não tem autorização para ser aplicado no Brasil. A reportagem procurou a SES (Secretaria de Estado de Saúde) para saber como está o acordo, mas ainda não teve retorno.

Vacina em Minas

Nesta manhã, as 577 mil doses da CoronaVac destinadas a Minas Gerais começaram a ser distribuídas para todas as regiões do Estado. O lote será enviado às 28 regionais de saúde, de onde serão retiradas por cada prefeitura.

O medicamento foi desenvolvido pela empresa chinesa SinoVac, em parceria com o Instituto Butantan, do Governo de São Paulo. Além da CoronaVac, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou a aplicação da vacina da AstraZeneca/Oxford no país, mas as doses da marca ainda não chegaram ao Brasil.

Últimas