Coronavírus

Minas Gerais Gestantes de BH voltam do posto sem vacina após erro de divulgação

Gestantes de BH voltam do posto sem vacina após erro de divulgação

Prefeitura convocou as grávidas sem comorbidade para 2ª dose, mas não havia alertado que antecipação seguiria data do cartão

Antecipação máxima é de 7 dias da data do cartão

Antecipação máxima é de 7 dias da data do cartão

Reprodução/TV Brasil

Diversas gestantes e mulheres que ganharam bebês recentemente foram aos postos de saúde de Belo Horizonte para receber a segunda dose da vacina contra a covid-19 neste segunda-feira (2), mas voltaram para casa sem atendimento.

Isto aconteceu porque o primeiro comunicado emitido pela prefeitura anunciando o adiantamento do reforço para o grupo não indicou que a antecipação deveria ser de até sete dias em relação à data marcada no cartão de vacina.

A maioria das gestantes e puérperas sem histórico de doenças recebeu a primeira dose no dia 17 de junho, data para qual foram convocadas oficialmente. Desta forma, elas podem ter o reforço adiantado a partir de 10 de setembro.

Em nota, sem detalhar os motivos, a Secretaria Municipal de Saúde explicou que algumas gestantes sem comorbidade foram vacinadas entre 7 e 11 de maio junto com as grávidas que têm doenças.

"Este chamamento se aplica apenas a casos específicos de gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose entre os dias 7 e 11 de maio junto com as mulheres com comorbidades e antes da suspensão da aplicação dos imunizantes pelo Ministério da Saúde para este grupo", diz o texto.

A situação gerou crítica por parte de moradoras. "Eles vacinaram gravidas e puérperas sem comorbidade antes dessa data [17 de junho]. Participo de vários grupos e vi isto acontecer. Agora deveriam prestar conta disso e dar a nós o mesmo direito pela 2ª dose", escreveu uma mulher que não conseguiu se vacinar.

"A Prefeitura esclarece ainda que só poderão antecipar a segunda dose as pessoas do grupo convocado cuja data marcada no cartão para completar o esquema vacinal seja menor ou igual a 7 dias. A orientação é que todos consultem o cartão antes de comparecer a um ponto de vacinação", reforçou a pasta.

Veja o calendário para os próximos dias em BH:

- Terça-feira (03): 2ª dose para pessoas com comorbidades de 54 e 53 anos.

- Quarta-feira (04): 2ª dose para pessoas com comorbidades de 52 a 50 anos e primeira dose para homens de 35 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte.

- Quinta-feira (05): 2ª dose para pessoas com comorbidades de 49 e 48 anos e primeira dose para mulheres de 35 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte.

- Sexta-feira (06): 2ª dose para pessoas com comorbidades de 47 a 42 anos.

- Sábado (07): 2ª dose para pessoas com comorbidades de 41 a 34 anos.

Últimas