Novo Coronavírus

Minas Gerais Governador de MG lamenta marca de mais de 1.000 mortes por covid

Governador de MG lamenta marca de mais de 1.000 mortes por covid

"Nenhum destes óbitos ocorreu por falta de atendimento médico", defendeu Romeu Zema durante pronunciamento sobre a situação da pandemia

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Zema lamentou as mortes por covid-19

Zema lamentou as mortes por covid-19

Divulgação / Governo de Minas / Gil Leonardi

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lamentou a marca de 1.007 mortes causadas pelo novo coronavírus no Estado, nesta quarta-feira (1º).

Durante pronunciamento sobre o avanço da doença em Minas, Zema disse que sente pela perda das famílias e afirmou que o Governo trabalha desde o início da epidemia para garantir assitência à população.

— Nenhum destes 1.007 óbitos que ocorreram em Minas Gerais foram devido à falta de atendimento [médico].

Segundo o governador, entre os esforços empregados está a ampliação do número de leitos de UTI (unidade de tratamento intensivo). Em fevereiro, a rede pública contava com 1.072 unidades. Agora são 3.234.

Sobre o hospital de campanha montado em Belo Horizonte para atender pacientes de baixa ou média gravidade, o Zema voltou a destacar que a unidade vai entrar em funcionamento quando houver sobrecarga nos hospitais estaduais.

— Desde março temos atuado diarimente para amenizar o crescimento da curva e conseguimos. Somente agora no mês de julho teremos o pico da curva. Então podemos dizer que conduzimos de forma adequada dentro daquilo que estava no nosso alcance.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) calcula que o Estado deve passar pelo dia com maior número de casos por volta de 15 de julho. O secretário Carlos Eduardo Amaral, líder da pasta, avalia que o ritmo de crescimento da doença está abaixo do desado pela equipe neste período. 

O número é medido pelo índice chamado de RT. O levantamento mais recente indica que ele está em 1,10. Isto significa que a cada 100 infectados, outras 110 pessoas são contaminadas.  

— Nós gostaríamos muito que ele estivesse abaixo de 1, neste momento em que chegamos próximo ao pico.

Últimas