Minas Gerais Governo avalia que pandemia caminha para estabilização em MG

Governo avalia que pandemia caminha para estabilização em MG

Secretário de Saúde defende que a população precisa manter as ações de proteção mesmo quando a região começar a registrar queda de casos

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Secretário defende ações de proteção contra covid-19

Secretário defende ações de proteção contra covid-19

Gonzalo Fuentes/Reuters - 20.07.2020

O Governo de Minas Gerais avalia que o Estado caminha para uma estabilização em relação à pandemia de covid-19.

Durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (21), o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, destacou que os técnicos da pasta percebem, desde a última semana, que o número de novos casos parou de apresentar grandes variações após semanas seguidas de crescimento.

A nova estimativa do governo considera que o Estado pode estar passando pelo chamado platô, ou seja, uma estabilização no número de novas ocorrências. Amaral ressalta, entretando, que isto não significa uma redução de novos casos. 

— Nós estamos, talvez, passando por um momento de mudanças. Antes era uma fase em que a gente tinha aceleração de casos e agora, talvez, vamos ter um platô com tendência à queda. Mas isto não significa que a epidemia acabou e que as pessoas não vão pegar a doença. É fundamental ainda manter algum grau de distanciamento e os cuidados com a higiene.

Dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontam que foram confirmados, de ontem para hoje, mais 1.434 diagnósticos positivos e 67 novas mortes provocadas pelo coronavírus. Atualmente, dos 2.406 internados em UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) no Estado, 958 estão com covid-19 ou com sintomas.

Na última semana, ao anunciar que o Estado não deve ter uma fase de sobrecarga do sistema de saúde causada pelo crescimento de casos, conhecida como pico, Amaral ressaltou que isto foi possível em função das ações de proteção adotadas pelos moradores e pela criação de novos leitos nos hospitais.

Últimas