Minas Gerais Governo de MG começa a vacinar profissionais de saúde em hospitais

Governo de MG começa a vacinar profissionais de saúde em hospitais

São 2.300 trabalhadores em dois hospitais da Rede Fhemig; cidades da Grande BH também priorizam os profissionais

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli, do R7

Divulgação/Imprensa MG/Pedro Gontijo

O Governo de Minas começou a vacinar os profissionais de saúde nos hospitais da rede estadual em Belo Horizonte. São 2,3 mil trabalhadores que atuam nos hospitais Julia kubitschek e Eduardo de Menezes, referências para o atendimento a pacientes com covid-19. 

A vacinação nessas unidades será feita diariamente, entre 9h e 21h. No caso do Júlia Kubitschek, uma sala de treinamento foi destinada para a imunização dos trabalhadores. Já no Eduardo de Menezes, a sala de vacina, com dois consultórios, atenderá os profissionais da unidade.

Depois de acompanhar uma cerimõnia inicial para vacinação de profissionais de saúde na noite desta segunda-feira (18) no aeroporto de Confins, na Grande BH, o governador Romeu Zema (Novo) acompanhou a chegada das primeiras doses da Coronavac em Montes Claros, a cerca de 420 km de Belo Horizonte. 

Os primeiros imunizados na cidade foram dois idosos moradores de um asilo. Eroldides Cardoso, de 96 anos, e Maria das Dores Reis, de 90 anos, vivem no Asilo São Vicente de Paulo, fundado em 1904.

O Governo de Minas Gerais iniciou a distribuição das doses da vacina contra a covid-19 para todas as regiões do Estado nainda durante a madrugada desta terça-feira (19). No total, estão sendo distribuídas metade das 577 mil doses recebidas pelo Estado. 

Outras cidades

A vacinação também já começou em outras cidades do Estado, tanto no interior, como na região metropolitana de Belo Horizonte.

Pedro Leopoldo

Em Pedro Leopoldo, duas técnicas em enfermagem foram escolhidas para serem as primeiras imunizadas na cidade. Geruza dos Santos e Elza Hilário atuam há mais de 30 anos na saúde pública do município e receberam as primeiras doses da Coronavac no Centro Municipal de Imunização. 

O município recebeu 417 doses, número suficiente para imunizar, em três dias, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da covid-19, além de idosos que vivem no Lar para idosos Irmã Tereza. 

Contagem

Em Contagem, o primeiro lote com 5.461 doses da Coronavac. chegou no início da manhã e as primeiras vacinações foram feitas à tarde. A partir de quarta-feira (20), a vacina começa a ser aplicada no Hospital Municipal de Contagem e Hospital de Campanha Santa Helena. Inicialmente, serão vacinados os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente contra a covid-19 e os idosos que moram em asilos da cidade. 

Betim

Já a Prefeitura de Betim, também na Grande BH, confirmou o recebimento de 5.160 doses da vacina contra a covid-19. Sete profissionais da Saúde serão imunizados em um ato simbólico, às 16h, no estacionamento do Cecovid-4 (Centro de Cuidados Intensivos), no bairro Jardim Brasília.

Sabará

Em Sabará, as primeiras doses da covid-19 serão aplicadas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Padre Lázaro, no bairro Nações Unidas. Os primeiros imunizados serão uma médica, duas técnicas de enfermagem, uma auxiliar de serviços gerais e um socorrista do Samu (Serviço Móvel de Urgência). A prefeitura vai priorizar os profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia.

Últimas