Novo Coronavírus

Minas Gerais Governo de MG monitora variantes da covid que circulam no Brasil

Governo de MG monitora variantes da covid que circulam no Brasil

A Funed vai participar de projeto junto com outras instituições; já foram confirmadas 51 infecções por novas variantes no Brasil

A Funed (Fundação Ezequiel Dias) participa de um projeto de monitoramento de variantes do novo coronavírus em circulação no Brasil. A iniciativa ainda reúne outras três instituições diferentes.

A equipe de pesquisadores da Fundação já começou a sequenciar 300 amostras do vírus coletadas em seis estados diferentes. De acordo com o chefe do serviço de virologia da Funed, Felipe Iani, esta é a primeira etapa do processo de monitoramento.

—As mutações são naturais do vírus. Quando a gente consegue sequenciar em larga escala, como estamos fazendo agora, conseguimos acompanhar quando acontecem essas mutações.

Funed participa de iniciativa com outras instituições

Funed participa de iniciativa com outras instituições

Reprodução / Record TV Minas

Apesar da dimensão da pandemia, o trabalho não é novidade para a Fundação Ezequiel Dias, já que a instituição já havia sequenciado outros vírus, como os que causam a febre amarela e o sarampo. Segundo Iani, a estrutura que a instituição possui agora está reforçada, permitindo estudos mais aprofundados sobre a eficência das vacinas contra as variantes da covid-19.

— As vacinas são feitas para combater determinadas características do vírus. Com as mutações, é preciso fazer ensaios para confirmar se a vacina perdeu a eficiência ou não.

Segundo o Minsitério da Saúde, foram confirmados, até o momento, 51 casos de infecções pela nova variante no Brasil, sendo 44 no Amazonas, 5 em São Paulo e 2 no Pará.

Além da Funed, participam da iniciativa a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro; o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e o Instituto Evandro Chagas, no Pará. Serão 12 semanas de trabalho que irão ajudar na criação de um novo protocolo de controle e antecipação de surtos dessas variantes.

Últimas