Minas passou a testar todos os casos suspeitos
Lim Huey Teng/Reuters - 21.10.2020O Governo de Minas Gerais não atualizou, nesta terça-feira (10), o número de mortes causadas pela covid-19 no Estado. Este é o terceiro dia seguido em que o total de óbitos não sofre alteração.
Conforme mostrado pelo R7 nesta segunda-feira (9), a SES (Secretaria de Estado de Saúde), alega que a situação se deve a uma falha no sistema de dados do Ministério da Saúde.
Diferentemente do que ocorre nos dias úteis, o boletim da pandemia divulgado nesta terça não detalha as cidades com casos confirmados e nem o perfil dos moradores contaminados. O relatório seguiu o padrão usado aos fins de semana, que indica apenas o total de pessoas infectadas e curadas.
A SES alegou que a falha na plataforma também provocou a versão resumida do boletim. O R7 também procurou o Ministério da Saúde para comentar sobre a instabilidade no sistema e aguarda resposta.
Além de Minas Gerais, Estados como São Paulo e Tocantins também vêm enfrentando dificuldades para atualização dos dados nos últimos dias.
Dados
Conforme o boletim publicado nesta manhã, Minas Gerais o número de casos confirmados teve um acréscimo de 1.491 notificações nas últimas 24 horas, totalizando 372.482 contaminados. Já o total de curados passou de 342.311 para 343.728, uma diferença de 1.417 pacientes.
Segundo os dados colhidos e divulgados pela Secretaria de Saúde no último sábado (7), o número de mortes causadas pelo coronavírus no Estado é de 9.204.
Veja a nota do Governo de Minas:
"A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que o Boletim Epidemiológico da Covid-19 foi publicado hoje (11/10) em versão reduzida devido às inconsistências dos últimos dias no sistema de Informação do SUS (SIVEP-Gripe), do Ministério da Saúde (MS).
O documento, que utiliza como fonte os sistemas oficiais do MS, será divulgado em sua versão completa assim que sejam sanados os problemas pelo MS e o acesso aos dados recuperados.
A SES reforça que os dados referentes aos óbitos confirmados pela doença em Minas Gerais, serão atualizados e divulgados logo que o sistema do MS voltar ao normal, qual previsão ainda não foi informada."