Novo Coronavírus

Minas Gerais Governo de MG não atualiza as mortes por covid pelo 3º dia seguido

Governo de MG não atualiza as mortes por covid pelo 3º dia seguido

Secretaria de Saúde alega instabilidade no sistema de dados do Ministério da Saúde; equipe também não divulgou detalhes sobre casos confirmados

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Minas passou a testar todos os casos suspeitos

Minas passou a testar todos os casos suspeitos

Lim Huey Teng/Reuters - 21.10.2020

O Governo de Minas Gerais não atualizou, nesta terça-feira (10), o número de mortes causadas pela covid-19 no Estado. Este é o terceiro dia seguido em que o total de óbitos não sofre alteração.

Conforme mostrado pelo R7 nesta segunda-feira (9), a SES (Secretaria de Estado de Saúde), alega que a situação se deve a uma falha no sistema de dados do Ministério da Saúde.

Diferentemente do que ocorre nos dias úteis, o boletim da pandemia divulgado nesta terça não detalha as cidades com casos confirmados e nem o perfil dos moradores contaminados. O relatório seguiu o padrão usado aos fins de semana, que indica apenas o total de pessoas infectadas e curadas.

A SES alegou que a falha na plataforma também provocou a versão resumida do boletim. O R7 também procurou o Ministério da Saúde para comentar sobre a instabilidade no sistema e aguarda resposta.

Além de Minas Gerais, Estados como São Paulo e Tocantins também vêm enfrentando dificuldades para atualização dos dados nos últimos dias.

Dados

Conforme o boletim publicado nesta manhã, Minas Gerais o número de casos confirmados teve um acréscimo de 1.491 notificações nas últimas 24 horas, totalizando 372.482 contaminados. Já o total de curados passou de 342.311 para 343.728, uma diferença de 1.417 pacientes.

Segundo os dados colhidos e divulgados pela Secretaria de Saúde no último sábado (7), o número de mortes causadas pelo coronavírus no Estado é de 9.204.

Veja a nota do Governo de Minas:

"A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que o Boletim Epidemiológico da Covid-19 foi publicado hoje (11/10) em versão reduzida devido às inconsistências dos últimos dias no sistema de Informação do SUS (SIVEP-Gripe), do Ministério da Saúde (MS).

O documento, que utiliza como fonte os sistemas oficiais do MS, será divulgado em sua versão completa assim que sejam sanados os problemas pelo MS e o acesso aos dados recuperados.

A SES reforça que os dados referentes aos óbitos confirmados pela doença em Minas Gerais, serão atualizados e divulgados logo que o sistema do MS voltar ao normal, qual previsão ainda não foi informada."

Últimas