Sarampo

Minas Gerais Governo de MG prorroga vacinação contra sarampo até 31 de outubro

Governo de MG prorroga vacinação contra sarampo até 31 de outubro

Secretário adjunto de Saúde explica que todas as pessoas com idades entre 20 e 49 anos devem ser imunizadas; vacina não é indicada para grávidas

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Governo de MG quer imunizar mais de 8 milhões

Governo de MG quer imunizar mais de 8 milhões

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A campanha de imunização gratuita contra o sarampo foi prorrogada em Minas Gerais até o dia 31 de outubro.

A informação foi divulgada pelo secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, durante entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (28). O calendário previa que a vacinação iria acontecer até a próxima segunda-feira (31).

Segundo Cabral, todas as pessoas com idades entre 20 e 49 anos que ainda não tenham se vacinado devem procurar um posto de saúde. A vacina não é indicada para grávidas. Segundo o secretário, é importante levar o cartão de vacinação, sempre que possível.

— Todas as pessoas nessa faixa etária, sem excessão devem procurara a unidade de saúde e tomar a dose necessária.

O sarampo é provocado por um vírus e, assim como a covid-19, é transmitida pela fala, tosse e espirro. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, a doença é “extremamente contagiosa” e pode causar febre, inflamação das mucosas, manchas e descamação da pele.

Após a doença voltar a circular com intensidade entre os brasileiros em 2019, o Ministério da Saúde orientou que todas as pessoas das faixas etárias indicadas sejam vacinadas, mesmo que já tenham recebido outras doses.

Em situações normais, pessoas com idade entre 1 e 29 anos deve receber duas vezes o medicamento e os de 30 a 59, uma dose. A meta do Governo de Minas é vacinar 8.964.626 moradores do Estado neste ano.

Últimas