Novo Coronavírus

Minas Gerais Governo de MG vai poder contratar estrangeiros do Mais Médicos

Governo de MG vai poder contratar estrangeiros do Mais Médicos

Decisão que libera convocar ex-funcionários do programa federal está em pacote de combate à pandemia, aprovado na ALMG

  • Minas Gerais | Enzo Menezes, da Record TV Minas

Contrato com os estrangeiros deve ser temporário

Contrato com os estrangeiros deve ser temporário

Amanda Perobelli/Reuters - 17.03.2021

Por 68 votos a favor e nenhum contrário, a ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) aprovou, na noite desta terça-feira (30), o PL 2.591/2021, que pretende facilitar a contratação de profissionais de saúde aposentados, estudantes e voluntários para o combate à pandemia de covid-19.

Uma das medidas autoriza que o governo de Minas Gerais contrate, de forma temporária e excepcional, médicos estrangeiros que tenham atuado no programa federal Mais Médicos. A iniciativa não estava no projeto original e foi incluída por deputados no decorrer do dia.

Outra proposta para ampliação dos atendimentos de saúde é o credenciamento facilitado de pessoa física ou jurídica.

A partir da sanção, o governo Zema terá 15 dias para criar um cadastro dos profissionais que pretendem ser voluntários, assim como de estudantes.

O texto trazia ainda a possibilidade de adiantar para a próxima semana os feriados de Tiradentes, tradicionalmente celebrado em 21 de abril, dos anos de 2021, 2022 e 2023. No entanto, o Governo de Minas e a ALMG recuaram com a justificativa que "a eficácia desta medida requer maior embasamento fático e estatístico".

Com relação à Semana Santa de 2021, fica mantido o ponto facultativo no Governo de Minas e na ALMG na próxima quinta-feira (1º), e o feriado na sexta-feira (2).

Últimas