Coronavírus

Minas Gerais Governo de MG vai vacinar idosos acima de 90 anos na próxima fase

Governo de MG vai vacinar idosos acima de 90 anos na próxima fase

Segunda etapa da vacinação contra covid-19 depende ainda da chegada de uma nova remessa enviada pelo Ministério da Saúde

  • Minas Gerais | Samuel Resende*, do R7

Foram distribuídas 735.193 doses aos municípios

Foram distribuídas 735.193 doses aos municípios

Divulgação/Imperial College London

O Governo de Minas irá vacinar os idosos acima de 90 anos contra a covid-19 assim que receber as novas remessas do Ministério da Saúde (MS). As próximas remessas serão destinadas também ao restante dos trabalhadores da saúde.

Com as doses recebidas até o momento, a previsão é de que o Estado imunize aproximadamente 67% dos profissionais da saúde e 100% dos demais grupos prioritários desta primeira etapa.

Os idosos estão incluídos na segunda fase, que terá à disposição, 57,3 mil doses da vacina já repassadas à capital. De acordo com a prefeitura, Belo Horizonte segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, do Ministério da Saúde, e a mudança na ordem dos grupos a serem vacinados, bem como alguma fragmentação dentro deles pode ocorrer de acordo com a quantidade de doses disponibilizadas.

A estimativa de pessoas a serem vacinadas em cada fase é feita de acordo com os dados fornecidos pelos municípios e pelo cruzamento de bancos de dados oficiais do governo, que são divulgados à medida que o estado avança nas fases da vacinação.

Veja: BH cadastra idosos com mais de 89 anos para vacinação contra a covid

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) segue as diretrizes do PNI para aplicação da vacina nos grupos contemplados em cada fase e a ampliação para o restante da população será feita à medida que novas remessas forem enviadas pelo MS.

Posteriormente, os idosos não institucionalizados deverão receber a vacinas já nas próximas fases, seguindo a seguinte ordem de prioridade:

- pessoas de 80 anos e mais;
- pessoas de 75 a 79 anos;
- pessoas de 70 a 74 anos;
- pessoas de 65 a 69 anos;
- pessoas de 60 a 64 anos.

Avanço da vacinação em Minas Gerais

Considerando o ritmo atual de vacinação nos 853 municípios mineiros, a campanha de imunização contra a covid-19 no Estado só terminará em 2028. De acordo com dados do próprio Governo de Minas Gerais, por meio de um painel chamado de "vacinômetro", desde o dia 21 de janeiro foram vacinadas 148.785 pessoas, o que dá uma média de 16.531 pessoas imunizadas por dia.

Segundo Janaína Passos, Subsecretária de Vigilância em Saúde, o Governo de Minas trabalha para agilizar o processo. 

— Minas Gerais elaborou uma logística de distribuição das vacinas para que a entrega aos municípios seja feita com eficiência, segurança e rapidez. Após a retirada dos imunizantes nas Unidades Regionais de Saúde (URS), os municípios ficam responsáveis pela gerência do estoque das vacinas e de outros insumos, incluindo o armazenamento e o transporte para seus locais de uso, de acordo com as normas vigentes. Desde que sigam as diretrizes, as prefeituras também podem adotar estratégias próprias para garantir a agilidade da vacinação em seu município.

A SES-MG já distribuiu 735.193 doses aos municípios e o Vacinômetro indica que 236.592 mineiros já foram imunizados.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Flavia Martins y Miguel

Últimas