Minas Gerais Governo de Minas autoriza 100% de público em grandes eventos

Governo de Minas autoriza 100% de público em grandes eventos

Flexibilização das regras vale para todas as cidades, já que todas as regiões estão na onda verde; uso de máscara continua obrigatório

  • Minas Gerais | Do R7

Regras já estão em vigor

Regras já estão em vigor

Pixabay/Reprodução

O Governo de Minas atualizou as regras sobre o distanciamento e a capacidade máxima de lotação dos grandes eventos no Estado. Agora, todas as cidades mineiras não tem limitação de público e é permitida a ocupação de 100% dos espaços.

As regras para eventos para mais de 600 pessoas foram publicadas, nesta segunda-feira (22), pelo Comitê Extraordinário Covid-19, por meio do Protocolo Sanitário de Eventos de Entretenimento e Lazer com Grande Público. Segundo o governo, as alterações foram feitas em função do avanço da vacinação em Minas Gerais e da estabilidade dos principais indicadores epidemiológicos.

Apesar da flexibilização, o uso de máscara e a comprovação da vacinação por meio do Certificado Nacional de Imunização de todos os participantes com as duas doses ou dose única, teste negativo para a doença ou laudo médico de infecção curada continuam obrigatórios. 

Atualmente, todas as macro e microrregiões de saúde estão na onda verde, a menos restritiva do programa Minas Consciente.

Veja as principais alterações:

- Distanciamento: nas ondas amarela e verde, o distanciamento obrigatório em locais fechados passou de 1,5 metro para 1 metro. Em locais abertos, na onda verde, o distanciamento não é obrigatório.

Já na onda amarela, passa para 1 metro. Na vermelha, o distanciamento recomendado permanece o mesmo, de 1,5 metro, tanto para locais abertos quanto para locais fechados.

- Lotação máxima: na onda verde não há limitação. Na amarela, a lotação é de até 50% da capacidade do local ou até o limite de 2.000 pessoas. Já na vermelha, a limitação é de até 10% da ocupação total de locais fechados e até 30% da ocupação total de espaços abertos. A duração máxima deve ser de 5h e o horário permitido segue das 8h às 21h.

- Mensuração de temperatura: não será mais obrigatória a mensuração de temperatura.

- Duração dos eventos e acesso a diversas áreas: nas ondas verde e amarela não há limite de tempo de duração e o acesso às áreas de convivência, restaurantes, refeitórios, dormitórios, estacionamentos e playgrounds está liberado.

Últimas