Minas Gerais Governo de Minas fecha espaços públicos do Circuito Liberdade

Governo de Minas fecha espaços públicos do Circuito Liberdade

Atividades no Palácio da Liberdade, BDMG Cultural e Museu Mineiro, dentre outros, estão suspensas e sem previsão de retorno

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli, do R7

Museus e centros culturais localizados na Praça da Liberdade estão fechados

Museus e centros culturais localizados na Praça da Liberdade estão fechados

Lúcia Sebe / Divulgação Governo de Minas

O Governo de Minas decidiu fechar todos os equipamentos culturais que fazem parte do Circuito Liberdade, localizado no entorno da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, devido ao aumento de casos de covid-19 na capital mineira. Não há previsão para a reabertura dos locais. 

A partir desta terça-feira (5), estão suspensas as atividades presenciais nos seguintes equipamentos: 

- Arquivo Público Mineiro
- Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
- BDMG Cultural
- Cefart Liberdade
- Centro de Arte Popular
- Museu Mineiro
- Museu dos Militares Mineiros
- Palácio da Liberdade

A suspensão das atividades presenciais nesses locais segue os critérios estabelecidos pelo Programa Minas Consciente, que orienta a prefeitura na reabertura ou fechamento das atividades devido à incidência do coronavírus em cada região. 

A capital mineira está na onda vermelha do programa Minas Consciente, que só permite o funcionamento de serviços considerados essenciais.

De acordo com a superintendente de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais, Milena Pedrosa, as atividades presenciais estão suspensas para resguardar a saúde dos profissionais e turistas, mas as atividades online continuam. 

Espaços privados

De acordo com o Governo de Minas, a medida só vale para os equipamentos culturais públicos do Circuito Liberdade. Os espaços privados, como o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro Cultural Minas Tênis Clube, dentre outros, têm autonomia para funcionar. 

Museus do Estado

Já os museus geridos pelo Governo de Minas continuam com as atividades suspensas desde o mês passado. Os museus Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana, e Casa Guignard, em Ouro Preto, estão fechados desde 21 de dezembro de 2020. Em Cordisburgo, o Museu Casa Guimarães Rosa está fechado desde 24 de dezembro. Todas as três cidades também estão na onda vermelha. 

Últimas