tragédia brumadinho
Minas Gerais Grupo de dança homenageia vítimas de Brumadinho em espetáculo

Grupo de dança homenageia vítimas de Brumadinho em espetáculo

Coreografia "Efeito Cascata", da Cia Jovem de Paraopeba, leva aos palcos parentes de atingidos pela barragem de rejeitos de minério da Vale

Espetáculo ganhou o primeiro lugar na categoria sênio de dança contemporânea

Espetáculo ganhou o primeiro lugar na categoria sênio de dança contemporânea

Divulgação / Cia Jovem do Paraopeba / Renata Ataíde

A dor e o terror causados pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, é o tema escolhido para o novo espetáculo de um grupo de dança da cidade de Paraopeba, a 99 km de Belo Horizonte. A coreografia "Efeito Cascata", da Cia Jovem de Paraopeba, reproduz o drama da tragédia que deixou 248 mortos e 22 desaparecidos, no dia 25 de janeiro deste ano.

A peça estreou na última quinta-feira (25), no Festival de Joinville, em Santa Catarina, considerado o maior festival de dança do mundo. As roupas dos dançarinos carregavam o marrom do rejeito de mineração e o verde e amarelo da bandeira do Brasil. Além dos artistas, parentes de atingidos atingidos pela barragem subiram ao palco em nome de todas as vítimas do colapso.

Polícia ganha sequenciador de DNA para identificar vítimas de barragem

Alan Keller, diretor-coreógrafo da companhia, conta que a dança foi pensada para chamar atenção para o colapso, que também afetou a cidade do grupo de dança. O rio Paraopeba, que carrega o nome da cidade, foi atingido pelo lamaçal de rejeitos e foi dado como "morto".

— Queremos que as pessoas continuem sendo sensibilizadas e sabendo que a tragédia existe.

No Festival de Dança de Joinville, o espetáculo foi premiado em 1º lugar na categoria sênior de dança contemporânea, com direito a aplusos do público, que se colocou de pé.  Com o título, a Cia Jovem de Paraopeba se tornou tricampeã no concurso. 

— É um sentimento agridoce. A gente está feliz quanto a conquista, mas ao mesmo tempo sabemos da tristeza que as pessoas de Brumadinho vivem diariamente.

Cia Jovem de Paraopeba

A Cia Jovem de Paraopeba é um grupo formado por jovens com idades entre 15 e 27 anos, que estão se profissionalizando no meio da dança. A equipe faz parte de um projeto da prefeitura de Paraopeba, que também conta com um grupo para crianças e outro profissional.

Assista a um trecho do espetáculo: