Minas Gerais Ibirité suspende vacinação contra a covid-19 até chegada de mais doses

Ibirité suspende vacinação contra a covid-19 até chegada de mais doses

Segunda dose continuará sendo aplicada normalmente em idosos acima de 80 anos; cidade já vacinou cerca de 70% deste público

Cidade recebeu 750 novas doses na quarta-feira (24), que serão utilizadas como dose de reforço

Cidade recebeu 750 novas doses na quarta-feira (24), que serão utilizadas como dose de reforço

Reprodução/Record TV Minas

A Prefeitura de Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, decidiu suspender a vacinação contra a covid-19 devido à falta de doses dos imunizantes no município. A campanha vinha ocorrendo em todas as 20 UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. As doses que estão à disposição do município, neste momento, serão aplicadas como segunda dose para quem já foi imunizado com a primeira.

O município iniciou a imunização de idosos acima de 90 anos e pessoas acamadas na última sexta-feira (18) e, de idosos acima de 80 anos, na segunda-feira (22) - nesse último caso, foram imunizadas 750 pessoas.

A secretária de Saúde, Carina Bitarães, diz que a cidade aguarda apenas as novas doses para dar prosseguimento na vacinação. 

— Já vacinamos cerca de 70% de idosos entre 80 e 89 anos. Estamos aguardando o envio de novas doses para finalizar este grupo e iniciar nos idosos entre 75 e 79 anos. Ibirité está seguindo o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, e logo que recebermos as novas doses voltaremos a vacinar nossa população.

Na quarta-feira (24), a cidade recebeu uma nova remessa com 750 doses, mas segundo a secretaria, o lote será usado para garantir a aplicação da segunda dose dos grupos já iniciados no processo de vacinação.  William Parreira, prefeito de Ibirité, ressalta a continuação da imunização. 

— Tivemos que suspender temporariamente a vacinação, mas a equipe da saúde está empenhada na aplicação da segunda dose, que continua normalmente na cidade.

Até o momento, Ibirité imunizou cerca de 2.200 profissionais de saúde, 33 idosos e 47 pessoas com deficiência em instituições de longa permanência, além de 288 idosos e acamados acima de 90 anos e 745 idosos na faixa etária entre 80 e 89 anos de idade.

Minas Gerais recebeu mais 357 mil doses de imunizantes contra a covid-19 na quarta-feira (24). De acordo com Zema, as doses serão distribuídas nos próximos dias para as 28 Unidades Regionais de Saúde, onde devem ser repassadas às prefeituras.

Veja como está a vacinação no Brasil: 

Últimas