Coronavírus

Minas Gerais Idosos de 86 a 88 anos poderão ser vacinados durante a semana em BH

Idosos de 86 a 88 anos poderão ser vacinados durante a semana em BH

Grupo deve procurar postos de saúde indicados no site da prefeitura; acamados devem se cadastrar para imunização em casa

  • Minas Gerais | Do R7

Imunização do grupo prioritário começou no sábado, em BH

Imunização do grupo prioritário começou no sábado, em BH

Mayara Folco

Nem todos os idosos de 86 a 88 anos conseguiram comparecer aos postos para a vacinação contra a covid-19, neste sábado (13), em Belo Horizonte. Por isso, 31 centros de saúde da capital estarão abertos para atender o público dessa faixa etária, durante esta semana.

As pessoas deste grupo devem procurar os postos de saúde indicados no site da Prefeitura de Belo HorizonteOs idosos acamados devem fazer um cadastro no mesmo site, a partir da próxima segunda-feira (15), para receber a imunização em casa. 

Neste sábado (13), moradores registraram longas filas, aglomeração e demora para o grupo de risco receber o atendimento. Apesar da reclamação, de acordo com a subsecretária municipal de Saúde, Taciana Malheiros, não houve falta de coordenação. 

— Nos locais onde foram registradas filas, a secretaria travou medidas reforçando equipes de vacinação que orientaram e reforçaram as medidas de segurança.

Leia mais: Imunização de idosos com mais de 90 anos começa em Contagem (MG)

Taciana também aponta que muitos idosos foram acompanhados de dois acompanhantes ou mais e que isso gerou o aumento de pessoas na fila. 

— Para a data da aplicação da segunda dose, é importante enfatizar que o idoso esteja acompanhado de apenas uma pessoa.

Segundo a subsecretária, o sistema de drive-thru não foi adotado porque a rede de saúde da capital é capilarizada o suficiente para atender todas as pessoas de forma descentralizada. Taciana destaca que a campanha deste fim de semana será avaliada e que mudanças necessárias serão feitas para a aplicação da segunda dose, daqui a três semanas. 

Sábado de vacinação

Neste sábado (13), 80 postos de saúde de Belo Horizonte receberam os idosos de 86 a 88 anos, das 9h às 15h. Expectativa é imunizar até 24 mil pessoas utilizando as 48.400 doses da Coronavac recebidas pela Prefeitura de Belo Horizonte. A quantidade é suficiente para garantir a 1º e 2º aplicação da vacina desenvolvida pelo instituto chinês Sinovac em parceria com o Butantan.

Últimas