Minas Gerais Iluminação de Natal em BH em 2020 vai além da Praça da Liberdade

Iluminação de Natal em BH em 2020 vai além da Praça da Liberdade

Por causa da pandemia, o Governo de MG reformulou o esquema de luzes, investindo em um roteiro que iluminará 14 espaços públicos da cidade 

Quatorze espaços públicos serão iluminados em BH

Quatorze espaços públicos serão iluminados em BH

Reprodução/RecordTVMinas

O tradicional Circiuto de Luzes da Praça da Liberdade, na região Central de Belo Horizonte, foi inaugurado na noite desta quarta-feira (2). Mas em vez de uma árvore de Natal, que tem grande potencial de aglomerar pessoas em tempos de covid-19, moradores e turistas poderão conferir projeções de imagens, luzes e cores em diversos pontos da capital mineira. 

De acordo com Leônidas Oliveira, Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a iluminação de Natal poderá ser vista pelos visitantes até mesmo dentro dos carros. 

— A opção nossa foi justamente neste contexto de pandemia, de evitar aglomeração. Então a opção foi por fazer um circuito para que as pessoas possam fazer o percurso de carro.

Além da praça, o Circuito Luzes da Liberdade foi descentralizado e acontece em 14 pontos. Nos prédios históricos que compõem o circuito cultural da Praça da Liberdade também serão feitas projeções de luzes e cores. 

A alameda principal do local também terá uma projeção de laser. O percurso turístico e cultural vai até a Praça da Estação, também no Centro de BH. Mas o destaque fica para o Palácio, onde serão exibidas imagens em comemoração ao tricentenário de Minas.

Realismo

As imagens dialogam com a estrutura dos prédios onde são projetadas. No roteiro da celebração dos 300 anos de Minas, a história e a cultura do Estado são retratadas por meio de uma linguagem lúdica. De acordo com o artista visual Ricardo Cançado, elementos como a natureza e a herança colonial, passando por períodos como a Inconfidência Mineira e a Escravidão, são apresentados na narrativa visual e sonora do circuito.

— As artes visuais têm uma linguagem muito contente, primeiro pelas escalas que têm uma proporção que funciona muito bem em locais públicos, além de criar uma ilusão óptica e essa ilusão se aproxima da magia. 

As projeções serão feitas de sexta-feira a domingo, de 7 horas da manhã às 22 horas da noite, até o dia 6 de janeiro. A cerimônia de abertura do Circuito Luzes da Liberdade contou com a presença de várias autoridades, entre elas o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo).

— O mineiro sempre deu exemplos para o Brasil e continuaremos nossa luta por um Estado que devolva mais serviços, que não aprisione o povo. Queremos devolver aquilo que ele paga de impostos. 

Na solenidade, que também marcou o início das comemorações dos 300 anos de Minas, autoridades como o vice governador Paulo Brant e o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, também estiveram presentes.

Últimas