Coronavírus

Minas Gerais Índices da pandemia melhoram e Minas avança na flexibilização

Índices da pandemia melhoram e Minas avança na flexibilização

Onze das 14 macrorregiões estão nas ondas verde ou amarela do Minas Consciente; taxa de circulação do vírus caiu 23% em 14 dias

  • Minas Gerais | Célio Ribeiro*, do R7

Três regiões seguem na onda vermelha

Três regiões seguem na onda vermelha

Divulgação / Agência Minas

Três macrorregiões de Minas Gerais avançam, no próximo sábado (17), no plano Minas Consciente, que orienta o funcionamento do comércio nas cidades mineiras durante a pandemia. Segundo o Governo do Estado, a progressão foi alcançada após todos os indicadores da covid-19 registrarem melhora.

De acordo com a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), a taxa de incidência, que mede a circulação do vírus entre a população, caiu 23% nos últimos 14 dias. Já o índice de confirmação de casos graves da covid-19 chegou a 58%, o menor desde janeiro deste ano. A taxa de confirmação da doença caiu de 49% para 28%.

Das 14 macrorregiões do Estado, apenas três seguem na ‘onda vermelha’ do Minas Consciente, o que permite a abertura de todos os setores e atividades comerciais, mas com mais restrições. A região Sudeste avançou para a ‘onda verde’ e as regiões Norte e Sul passaram para a ‘amarela’ (veja a lista completa abaixo).

Veja: Zema adianta calendário e prevê vacinação para MG até setembro

O Comitê Extraordinário Covid-19 também atualizou as regras para grandes eventos presenciais no Estado. Todas as atividades do tipo devem seguir regras como aferição de temperatura, controle no fluxo de acesso e distanciamento de 1,5 entre os visitantes. O público também terá que apresentar documentos que comprovem a imunização contra a covid-19, com o cartão de vacina, ou um teste indicando que a pessoa já se curou da doença.

A lista com todas as cidades e a classificação de cada uma delas no plano Minas Consciente pode ser consultada neste link.

Desde o início da pandemia, Minas Gerais já registrou 1.888.402 casos confirmados da covid-19 e 48.513 mortes pela doença. Mais de 1,7 milhão de mineiros já se curaram e outros 64.171 continuam em acompanhamento.

Veja a classificação da sua macrorregião no Minas Consciente:

Onda verde:
-Sudeste
-Vale do Aço

Onda amarela:
-Centro
-Centro Sul
-Jequitinhonha
-Leste
-Noroeste
-Norte
-Oeste
-Sul
-Triângulo do Norte

Onda vermelha:
-Leste do Sul
-Nordeste
-Triângulo do Sul

*​Estagiário do R7 sob a supervisão de Flavia Martins y Miguel.

Últimas