Logo R7.com
RecordPlus

Inspirado em grão de café, projeto de tradicional escritório mineiro vence prêmio de arquitetura

Proposta assinada pelo escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados foi feita para ser a sede de empresa produtora de café 

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
O projeto englobou diversas áreas da empresa em um lugar só: indústria, a parte administrativa e a área de visitação
O projeto englobou diversas áreas da empresa em um lugar só: indústria, a parte administrativa e a área de visitação

Um projeto do escritório mineiro Gustavo Penna Arquiteto e Associados venceu o prêmio internacional 'Building of the Year 2023', promovido pela plataforma Archdaily, na categoria arquitetura industrial. 

O projeto foi feito para a sede da produtora e exportadora de café CarmoCoffees, que surgiu em Carmo de Minas, a 396 km de Belo Horizonte. Segundo a coordenadora do projeto, Laura Penna, a nova geração de sócios da empresa buscava maior excelência e qualidade para a produção do café e capacitaram toda a rede de produção, como a colheita, plantio e funcionários. A empresa buscava transmitir essa mesma mensagem de excelência para a sede da empresa e, assim, buscaram o escritório para construir a nova sede.


Pensando nisso, a equipe do escritório pensou no café como símbolo principal da obra, unindo a tradicional história do produto à modernidade que a empresa buscava. Como a sede está situada em uma via de grande fluxo de veículos, a rodovia Fernão Dias (BR-381), em Três Corações, a 242 km de Belo Horizonte, os idealizadores do projeto entenderam que precisavam deixar uma "marca" para todos que passam pelo local e/ou pretendem visitá-lo. Com foco no destaque do local, a obra tem uma fachada longa, com cerca de 200 metros, e um único elemento, que é a imagem de um grão de café em baixo relevo que parece estar "saindo" da construção, representando o objetivo da empresa de expandir os negócios cada vez mais.

Obra traz diversas referências ao café
Obra traz diversas referências ao café

Já no lado interno, o grão é uma espécie de claraboia que traz luz para o hall principal, onde será futuramente local de recepção de pessoas, festas, coquetéis, eventos, etc. A obra também traz várias outras referências ao café para dentro do ambiente, para sempre lembrar do principal produto da empresa. 


Ainda segundo Laura Penna, o projeto foi pensado tanto no ponto de vista funcional, quanto no ponto de vista simbólico, transmitindo todas as mensagens que a empresa quer passar, como a exclusividade, qualidade e também a forma artesanal com a qual o café é produzido, através de uma arquitetura contemporânea. O projeto englobou as mais diversas áreas da empresa em um lugar só: indústria, a parte administrativa e a área de visitação.

A arquiteta destaca a importância do prêmio para toda a equipe, que é composta por mais de 20 pessoas. "É um prêmio importante, que reconhece a importância da arquitetura. O voto popular também chancela bastante essa mensagem", conta. 


Sobre o escritório

Com uma equipe composta por mais de 30 profissionais, o Gustavo Penna Arquiteto e Associados é um escritório de arquitetura e urbanismo com larga experiência no desenvolvimento e implementação de projetos de média e grande complexidade.


O escritório leva o nome e é comandado por Gustavo Penna, arquiteto mineiro formado pela Escola de Arquitetura da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), onde lecionou por três décadas. 

O renomado arquiteto já teve seus trabalhos expostos no Brasil e no mundo e conquistou prêmios internacionais em Londres, Chicago e Cingapura. Ele foi autor de projetos como o Expominas (Centro de Feiras e Exposições de Minas Gerais), o novo Estádio do Mineirão e a Escola Guignard, todos em Belo Horizonte.

Leia também

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.