Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Internações por covid em UTIs de Minas disparam em dezembro

Em coletiva de imprensa, secretário adjunto de saúde pediu para que distanciamento seja mantido até a chegada da vacina

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Secretário adjunto Marcelo Cabral reforçou pedido de distanciamento social
Secretário adjunto Marcelo Cabral reforçou pedido de distanciamento social Secretário adjunto Marcelo Cabral reforçou pedido de distanciamento social

A média de internações de pacientes com covid-19 em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de todo o estado de Minas Gerais disparou nas últimas semanas de dezembro, de acordo com a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde). 

As informações foram compartilhadas pelo secretário adjunto Marcelo Cabral, durante uma entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (5), na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas. 

De acordo com Cabral, a semana epidemiológica 53, entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro, mostra um aumento de casos de internação nas UTIs, em decorrência, segundo ele, do "relaxamento nos cuidados" contra o coronavírus. Ainda não há dados sobre a semana epidemiológica 1, de 2021, que começou no dia 3 e só termina no dia 9 de janeiro.

— A gente vê que, em dezembro, nas ultimas semanas, tivemos aumento de casos de internação nas UTIs covid e o objetivo nosso aqui é chamar a atenção da população. Infelizmente, no fim do ano, vimos muita gente sem máscara, houve relaxamento nos cuidados com a higiene e uma série de reuniões e festas, que foram amplamente noticiadas pela imprensa. 

Publicidade

A preocupação, agora, é com a piora nesses índices após as festas e aglomerações de fim de ano registradas em todo o Estado.

— O reflexo disso será sentido 14 dias após o fim do ano. 

Publicidade

Ainda segundo Cabral, é preciso que a população tome cuidados efetivos e mantenha o distanciamento social, enquanto não há vacinação contra o coronavírus. 

— Enquanto não houver o imunizante, o que pode nos proteger é evitar aglomeração, reuniões. Qualquer esforço será em vão caso as pessoas não tomem cuidado. Isso gera um reflexo na ocupação de leitos na rede hospitalar.

Publicidade

Dados

Conforme o Governo de Minas, 1.171 pessoas estão internadas em leitos de terapia intensiva em todo o Estado e outras 1.988 pessoas ocupam leitos de enfermaria com covid-19. Até o momento, já foram registrados 12.083 mortes, 20 delas registradas pela SES-MG entre esta segunda e terça-feiras. Com relação ao total de casos relacionados à covid-19 em Minas, são 556.6922 ao todo. 

Distribuição de seringas

O secretário afirmou ainda que a SES-MG iniciará nesta semana a distribuição de 19 milhões de seringas de um total de 50 milhões que foram adquiridas pelo Executivo. Os produtos serão entregues para as secretarias regionais de saúde, que se encarregarão de distribuir as seringas aos municípios. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.