Coronavírus

Minas Gerais Ipatinga (MG) desobriga uso de máscaras em locais abertos

Ipatinga (MG) desobriga uso de máscaras em locais abertos

Acessório continua obrigatório no transporte público e espaços fechados; município flexibilizou antes das maiores cidades de MG

  • Minas Gerais | Giovana Maldini*, do R7

Empresas devem endurecer cobrança por máscaras

Empresas devem endurecer cobrança por máscaras

Pixabay

A Prefeitura de Ipatinga, a 209 km de Belo Horizonte, derrubou a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção contra a covid-19 em locais abertos.

A medida está no decreto 9.862, assinado pelo prefeito nesta terça-feira (16). O texto também flexibiliza regras de prevenção à doença.

O município alega que foi possível adotar as medidas após alcançar a marca de mais de 70% dos moradores e trabalhadores locais com o esquema vacinal completo e diante da melhoria dos indicadores epidemiológicos.

“A flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos é motivo de comemoração. Mais de um ano e meio após o decreto de calamidade pública no Brasil em razão da pandemia, esta medida representa um importante salto para vencermos o vírus e voltarmos à normalidade o mais rápido possível”, destaca a Secretaria Municipal de Saúde em nota.

No documento, a prefeitura destaca que o uso da máscara seguirá obrigatório nos espaços fechados, transportes públicos ou carros de aplicativos, comércios, indústrias e áreas comuns em condomínios. O Executivo Municipal também orienta que as empresas e comércios devem endurecer a fiscalização e garantir a limpeza adequada e fornecimento de álcool nos espaços.

A prefeitura de Ipatinga tomou a decisão antes de Belo Horizonte, Uberlândia e Contagem, as três maiores cidades do Estado. O Governo de Minas calcula que será possível apresentar um decreto estadual até o fim do ano desobrigando o uso de máscara. O secretário Fábio Baccheretti, no entanto, já adiantou que cada município terá datas diferentes, a depender do nível de vacinação.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Ipatinga tem aproximadamente 265.409 habitantes. Dados do Governo de Minas apontam que, desde o início da pandemia, 926 pessoas moradores da cidade morreram vítimas da covid-19 e 33.368 contraíram a doença. Hoje, os curados somam 32.725.

Dois a cada 10 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) exclusivos para o tratamento do coronavírus estão ocupados. Nos leitos gerais de UTI, a ocupação está em 52,22%.
 

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas