Julgamento do mensalão

Minas Gerais Joaquim Barbosa autoriza transferência de Marcos Valério para presídio em Minas

Joaquim Barbosa autoriza transferência de Marcos Valério para presídio em Minas

Detido em Brasília desde novembro de 2013, publicitário cumprirá resto da pena em Contagem

Marcos Valério cumpre pena em Brasília desde novembro de 2013

Marcos Valério cumpre pena em Brasília desde novembro de 2013

AE

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, autorizou a transferência do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, condenado por participação no esquema do mensalão, para um presídio de Minas Gerais. Desde novembro ele cumpre pena no complexo penitenciário da Papuda, em Brasília.

Apesar de terem sido divulgadas notícias sobre um suposto esquema de extorsão a Marcos Valério no sistema penitenciário mineiro, Joaquim Barbosa decidiu a favor da transferência.

Ele observou que o próprio publicitário quer ser transferido, mesmo com essas notícias.

— Apesar da cautela recomendada pelo juízo das execuções penais de Contagem/MG, considerada a possível existência de um plano para extorquir o apenado Marcos Valério ou seus familiares, o próprio condenado insiste no pedido de transferência", ressaltou o ministro. "Ademais, a administração garantiu haver condições de receber o preso em condições de segurança.

Leia mais notícias no R7 MG

Marcos Valério deverá ser transferido para um presídio em Contagem. Ele quer cumprir a pena de 37 anos, 5 meses e 6 dias próximo à localidade onde vive a sua família.

No despacho, Joaquim Barbosa citou artigo da lei que estabelece as regras para a execução penal no Brasil. De acordo com ele, o dispositivo garante o direito do preso a permanecer em local próximo ao seu meio social e familiar.

Últimas