Novo Coronavírus

Minas Gerais Kalil projeta reabertura gradual do comércio em BH em 25 de maio 

Kalil projeta reabertura gradual do comércio em BH em 25 de maio 

Prefeito de Belo Horizonte disse, no entanto, que reabertura gradual depende da população e dos números de casos e leitos disponíveis na cidade

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli, do R7, com Gisele Ramos, da RecordTV Minas

Prefeito Alexandre Kalil disse que flexibilização depende dos moradores BH

Prefeito Alexandre Kalil disse que flexibilização depende dos moradores BH

Gisele Ramos/RecordTV Minas

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) projetou para o dia 25 de maio a reabertura do comércio na capital mineira. Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (4), o prefeito de BH afirmou que a flexibilização do isolamento social, no entanto, depende de três fatores. 

— Sobre a flexibilização, me reuni com infectologistas e, segundo eles, há uma perspectiva pro dia 25 de maio, mas depende muito da população, do número de leitos e do número de casos.

Kalil se reuniu com prefeitos de outras cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, para alinhar estratégias de combate ao novo coronavírus na Grande BH. O prefeito disse, ainda, que não acredita que a capital mineira tenha 800 casos de covid-19, como constam nos boletins oficiais. 

Sexta maior cidade, BH é a 30ª em mortos por Covid-19, diz prefeito

— Para mim, é 10 vezes mais

De acordo com dados da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), até esta segunda-feira (4) foram registrados 20 óbitos e 825 casos confirmados. Em todo o Estado, os casos chegam a 2.347, com 90 mortes confirmadas e outras 86 em investigação. 

Ainda de acordo com o prefeito Alexandre Kalil, os moradores da capital mineira vão passar "pelo pior pico" nas próximas duas semanas e que a população "tem que entender o que estamos passando". 

De acordo com a prefeitura, 2 milhões de máscaras serão distribuídos a moradores em situação de vulnerabilidade. Os equipamentos são itens obrigatórios desde o fim do mês passado e, segundo Kalil, a não utilização de máscaras pode resultar em multa. 

Até o momento, o prefeito disse ter distribuído 240 mil cestas básicas e 40 mil kits de higiene, para cerca de 1 milhão de pessoas.  

Outras cidades

O prefeito de Nova Lima, município da região metropolitana de Belo Horizonte e vizinho à capital mineira, Vitor Penido, disse que a flexibilização do isolamento social no município começa nesta terça-feira (5). A cidade registra 88 casos confirmados para covid-19 e nenhuma morte até o momento, de acordo com o boletim da SES-MG. 

Últimas