Eleições 2022

Minas Gerais Kalil tem apoio de 56% dos eleitores de BH para disputar Governo de MG

Kalil tem apoio de 56% dos eleitores de BH para disputar Governo de MG

Dados são de levantamento do Instituto Paraná Pesquisas; estudo também mostrou aprovação de 74,5% para atual gestão do prefeito

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Um levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas, nesta quinta-feira (25), indica que 56,6% dos eleitores de Belo Horizonte são a favor do prefeito Alexandre Kalil (PSD) deixar o cargo para concorrer ao Governo de Minas Gerais, em 2022.

O estudo encomendado pela Record TV Minas aponta que 38,6% dos entrevistados são contrários à ideia que já foi cogitada pelo próprio chefe do Executivo da capital mineira. Outros 4,8% não souberam ou não quiseram opinar.

Murilo Hildalgo, diretor do instituto de pesquisas, avalia que o cenário é interessante para o atual chefe do Executivo caso ele realmente concorra no ano que vem, mas destaca que há trabalho a ser feito até lá.

— A pesquisa mostra que o prefeito Kalil é muito forte na cidade. Mesmo você dizendo que ele vai renunciar, a população apoia porque quer vê-lo como governador do Estado. O problema do Kalil hoje, a meu ver, é o desconhecimento no interior de Minas que precisa ser melhorado.

Avaliação da gestão

Gestão Kalil em BH tem aprovação de 74,5%

Gestão Kalil em BH tem aprovação de 74,5%

Divulgação / PSD - BH

A pesquisa também avaliou a atual administração de Kalil na Prefeitura de BH. e 74,5% dos eleitores afirmaram que aprovam o trabalho. Enquanto isto, 22,6% disseram reprovar e 3% não souberam ou não quiseram opinar.

O Instituto Paraná Pesquisas ainda perguntou aos entrevistados se a administração do prefeito de segundo mandato está sendo "ótima, boa, regular, ruim ou péssima. As avaliações foram:

    • Ótima: 22,4%;
    • Boa: 39,3%;
    • Regular: 21,4%;
    • Ruim: 6,7%;
    • Péssima: 8,9%;
    • Não souberam ou não opinaram: 1,3%.

Dados do instituto apontam que a aprovação da administação de Alexandre Kalil ficou acima de 72% nas quatro pesquisas realizadas desde março de 2020, conforme mostra a tabela a seguir.

Dados mostram aprovação de Kalil desde março de 2020

Dados mostram aprovação de Kalil desde março de 2020

Reprodução / Paraná Pesquisas

O Paraná Pesquisas ouviu 705 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 18 e 22 de fevereiro de 2021. O grau de confiança é de 95% para uma margem de erro de aproximadamente 4% para os resultados gerais. O instituto está registrado no Conselho Regional de Estatística das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª regiões sob o número 3122/20.

Últimas