Novo Coronavírus

Minas Gerais Kalil vai pedir para prefeitos da Grande BH fecharem comércio

Kalil vai pedir para prefeitos da Grande BH fecharem comércio

Após suspender atividades na capital mineira, prefeito defendeu ação conjunta com a região metropolitana para conter a covid-19

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Kalil mandou fechar a cidade após aumento de casos

Kalil mandou fechar a cidade após aumento de casos

Reprodução / Record TV Minas

Alexandre Kalil (PSD), prefeito de Belo Horioznte, informou nesta sexta-feira (5) que vai pedir aos prefeitos da região metropolitana que façam como ele e também determinem o fechamento das cidades para conter a covid-19.

— Quem achar por bem fazê-lo, ótimo, mas eu não mando nas outras prefeituras. Vou pedir encarecidamente para que todos acompanhem Belo Horizonte.

A partir das 14 horas deste sábado (6), apenas os serviços essenciais poderão funcionar na capital mineira. A medida, na visão do prefeito, já vai afetar o cotidiano dos moradores da Grande BH que circulam diariamente na cidade.

— Na hora que você fecha tudo em Belo Horizonte, já tira de circulação boa quantidade de gente que vem de outras cidades, como Nova Lima, Contagem e Ribeirão das Neves.

O secretário de Saúde de BH, Jackson Machado, detalhou que o aumento no número de internações causadas pela covid-19, bem como do ritmo de transmissão do coronavírus, influenciaram na decisão de fechar a capital.

Na avaliação dele e de Kalil é necessário conseguir uma ação conjunta com as cidades do entorno. Segundo Machado, aproximadamente 40% dos pacientes internados na capital hoje são vindos do interior.

— As cidades de onde recebemos os pacientes têm pactuação e temos a obrigação de atendê-los. Não estamos questionando isto. Questionamos é o que outras cidades não fizeram o que deveria ter sido feitos.

Últimas