Minas Gerais Mais 2 cidades de MG desobrigam máscaras em locais fechados

Mais 2 cidades de MG desobrigam máscaras em locais fechados

Montes Claros e Lavras flexibilizaram a utilização do item; uso continua obrigatório no transporte coletivo e em serviços de saúde

  • Minas Gerais | Dara Russo*, do R7 e Júlia Ennes*, da RecordTV Minas

Item continua obrigatório no transporte público

Item continua obrigatório no transporte público

Freepik/Reprodução

Mais duas cidades mineiras flexibilizaram o uso de máscaras em locais fechados. As prefeituras de Montes Claros e Lavras, informaram nesta sexta (8) e sábado (9), respectivamente, que o item de segurança contra a Covid-19 agora é facultativo. Nos dois municípios, a determinação não inclui o transporte coletivo nem os serviços de saúde.

Em Montes Claros, conforme o documento publicado no Diário Oficial do município, o uso da proteção deve continuar também nos estabelecimentos de teleatendimento por centrais de atendimento telefônico ou similares; em cinemas e teatros e para as pessoas que estiverem trabalhando com preparo e distribuição de alimentos. 

Ambos os decretos recomendam ainda o uso de máscaras para idosos acima de 65 anos e pessoas de grupos de risco. De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelas prefeituras, Lavras teve 15 casos confirmados nas últimas 24 horas, enquanto Montes Claros registrou três.

Flexibilização no estado

No início do mês, o Governo de Minas Gerais anunciou que pretende liberar o uso de máscaras em ambientes fechados no estado a partir de 1º de maio.

Segundo o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, a medida será possível graças ao avanço da vacinação nos municípios. De acordo com o chefe da pasta, o estado deve orientar a liberação de todo o território mineiro na data, mesmo nas cidades que não atingirem 70% do público-alvo vacinado com a 3ª dose, caso os índices de Covid-19 permaneçam estáveis.

*Estagiárias sob supervisão de Ana Gomes 

Últimas