Mais de 270 cidades são liberadas para retomar shows e lazer em MG

Municípios fazem parte da macrorregião Norte e outras 16 microrregiões que foram autorizadas a avançar para a onda verde no Minas Consciente

Eventos deverão obedecer regras de proteção

Eventos deverão obedecer regras de proteção

Reuters/Evgenia Novozhenina/File Photo - 27.03.2020

Ao menos 271 cidades mineiras estão liberadas para autorizar a volta de eventos, shows, atividades de lazer e de turismo, a partir deste sábado (5).

Estes municípios estão na macrorregião Norte e em outras 16 microrregiões (veja a lista abaixo) que foram liberadas para avançar para a terceira fase (onda amarela) do programa de flexibilização do isolamento social, o Minas Consciente.

Esta é a primeira vez que uma região atinge o patamar. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a medida foi possível “após as localidades manterem bons índices durante 28 dias em que estavam na onda amarela”.

A decisão foi tomada pelo comitê de combate à covid-19, na noite desta quarta-feira (2). Durante a reunião, os representantes do governo também decidiram autorizar a volta presencial das aulas das turmas de pós-graduação. Ainda não há prazo definido em relação aos demais estudantes.

Durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (3), o secretário adjunto de desenvolvimento econômico, Fernando Passalio, afirmou lembrou que os serviços autorizados a retomar deverão seguir as normas de segurança sanitária, como o limite de 30 pessoas para os eventos. Os detalhes estão disponíveis no site do programa Minas Consciente.

O representante do governo reforçou, ainda, que nas microrregiões em que a onda difere da situação da macrorregião, fica a cargo do prefeito decidir sobre o caminho a ser tomado.

— Nestes casos, o Minas Consciente recomenda à prefeitura aderir à onda mais restritiva.

Ainda segundo Passalio, atualmente 605 dos 853 municípios mineiras aderiram ao programa até o momento, abrangendo 13,5 milhões de moradores.

Retrocesso

Na contramão da região Norte, a Noroeste teve piora no número de casos de covid-19 e vai se juntar à Nordeste, na onda vermelha. Esta fase é a primeira e mais restritiva, liberando apenas os serviços considerados essenciais.

Confira a lista de microrregiões autorizadas a avançar para a onda verde:

- Guanhães
- Itabira
- João Monlevade
- Barbacena
- Congonhas
- Conselheiro Lafaiete
- São João Del Rei
- Ponte Nova
- Viçosa
- Montes Claros
- Taiobeiras
- Além Paraíba
- Muriaé
- Santos Dumont
- Itajubá
- Lavras

Veja a classificação de cada macrorregião:

Onda Vermelha:

- Noroeste
- Nordeste

Onda amarela:

- Triângulo do Norte
- Triângulo do Sul
- Oeste
- Sul
- Centro-Sul
- Centro
- Sudeste
- Leste do Sul
- Vale do Aço
- Leste
- Jequitinhoha

Onda verde:

- Norte