Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Médicos fazem apelo para que população se proteja contra covid

Com hospitais lotados e profissionais sobrecarregados, cuidados sanitários são indispensáveis enquanto vacina não chega a todos

Minas Gerais|Conteúdo Patrocinado

Trabalhadores relatam casos de adoecimento mental por exaustão
Trabalhadores relatam casos de adoecimento mental por exaustão Trabalhadores relatam casos de adoecimento mental por exaustão

Após um ano do início da pandemia, o Brasil vive o momento mais crítico da crise sanitária, com recordes em casos confirmados e mortes diárias por covid-19. Com hospitais lotados e equipes incompletas, os profissionais de saúde relatam exaustão física e adoecimento mental pela tensão e pela distância da família.

Neste contexto, a classe reclama da lentidão da vacinação para todos os médicos. De acordo com o vacinômetro do Governo de Minas Gerais, menos da metade dos trabalhadores de saúde receberam as duas doses do imunizante. Pouco mais de 78% receberam a primeira dose e 45% receberam a segunda dose até a tarde de 1º de abril.

Segundo Cibele Alves de Carvalho, presidente do CRM-MG (Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais), os critérios para vacinação nem sempre são claros e a autonomia de Estados e municípios muitas vezes prejudica a imunização dos médicos. Por isso, trabalhadores participam de movimentos nas redes sociais exigindo a imunização do grupo.

— A vacina é direito de todo mundo. Mas a assistência direta ao paciente, seja ele de covid-19 ou não, é de responsabilidade do profissional da saúde. Desde o atendimento primário até o intensivo, sabidamente, eles têm que ter essa proteção.

Publicidade
Confira cuidados importantes para evitar a proliferação da covid-19
Confira cuidados importantes para evitar a proliferação da covid-19 Confira cuidados importantes para evitar a proliferação da covid-19

Prevenção é fundamental

CRM-MG faz apelo à população
CRM-MG faz apelo à população CRM-MG faz apelo à população

Enquanto a vacinação não chega para toda a população, nunca foi tão indispensável manter o distanciamento, usar a máscara corretamente e higienizar bem as mãos. De acordo com a presidente, essas medidas são atitudes grandiosas para a população de forma geral e principalmente para os profissionais que estão no combate diário ao vírus.

Publicidade

— As pessoas precisam continuar a se cuidar, respeitar as medidas protetivas. É preciso usar a máscara corretamente, cobrindo boca e nariz, e evitar tocar nela a toda hora. Lembrar de higienizar as mãos frequentemente e manter o distanciamento social. A falta de cuidado, pode levar a um número maior ainda de contaminação e mortes.

Leia mais: Número de mortes por covid em Minas aumenta 64% em março

Publicidade

Cibele acrescenta que o isolamento, mais do que nunca, é fundamental. Evitar encontros com poucas pessoas faz muita diferença neste momento.

— “Ah, eu vou fazer um aniversário e vou chamar três pessoas na minha casa”, e o risco? O momento é de isolamento, só deve ir para a rua quem não pode ficar em casa. É uma situação ímpar, nunca ninguém viveu o que nós estamos vivendo, nem a população, nem os médicos, nem os próprios gestores públicos e privados.

Veja o andamento da vacinação em todo o Brasil:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.