Meteoro brilhante cruza os céus de Minas e surpreende moradores

"Fireball" também passou por cidades de São Paulo e Rio de Janeiro; apesar do brilho intenso e do rastro de luz, objeto tem apenas poucos centímetros

Melhores imagens do meteoro vieram de câmera em Oliveira (MG)

Melhores imagens do meteoro vieram de câmera em Oliveira (MG)

Divulgação / Clima ao Vivo

Um meteoro brilhante surpreendeu moradores de algumas cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro na noite da última segunda-feira (3). Conhecido como “fireball”, o meteoro é grande e explosivo, considerado raro por especialistas.

A passagem do objeto brilhante foi registrada pelas câmeras do portal Clima ao Vivo e pela Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros.

Segundo o Instituto, o meteoro foi registrado por volta de 19h31 ao entrar na atmosfera, 89 km acima da cidade de Camacho, a 204 km de Belo Horizonte. Em seis segundos, ele percorreu 82 km e desapareceu menos de 30 km acima do município de Cristais, a 255 km da capital.

A câmera que registrou o fenômeno de forma mais detalhada estava em Oliveira (MG), que fica a 36 km da cidade de Camacho, onde o meteoro surgiu.  O objeto também foi visto em Carmo da Mata, Lagoa da Prata, Patos de Minas, Pedro Leopoldo e São Francisco de Paula.

Fireball

A maioria dos meteoros são pequenos, tendo o tamanho de um grão de arroz. Já o “fireball” é um fragmento maior, com alguns centímetros. Ao entrar na atmosfera ele “explode” e deixa um belo rastro de luz.

A Bramon registrou outros meteoros brilhantes nos dias seguintes. Todos fazem parte da chuva ‘Alfa Capricornídeos’, formada por detritos de cometas.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli