MG confirmou mais de 9.000 casos nas últimas 24h
CJ Gunther / EFE - EPA - ArquivoMinas Gerais bateu o recorde de novos casos de covid-19 pelo segundo dia seguido, nesta sexta-feira (15).
Segundo relatório do Governo Estadual, divulgado nesta manhã, mais 9.120 diagnósticos positivos entraram para a contagem oficial nas últimas 24 horas. Nesta quinta-feira (14) foram 8.694 casos.
Leia também: "Na próxima semana iniciaremos a vacinação contra covid", diz Zema
Agora, o total de infectados desde o início da pandemia chegou a 628.966. Destes, 557.815 são considerados curados. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) também confirmou mais 154 mortes, elevando para 13.182 o total de óbitos causados pelo coronavírus.
Na última semana, o Estado também registrou quebra de recordes em três dias. O Governo de Minas tem atribuido a alta nos números ao relaxamento da população e a aglomerações registradas nas festas de fim de ano. A reportagem procurou a SES para comentar sobre os números registrados nesta sexta-feira, mas ainda não teve retorno.
Perfil
Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que os homens são maioria (57%) entre os pacientes que morreram. Os óbitos foram registrados em 721 cidades.
Os idosos seguem como os mais afetados, de modo que 8 a cada 10 mortes são de pessoas com 60 anos ou mais. Ao menos 19 crianças com idades entre 0 e 9 anos foram vítimas da covid-19 em Minas.
Em relação ao histórico de saúde, 73% dos pacientes que morreram tinha algum tipo de doença. As mais comuns eram cardio patias, diabetes e problemas pulmonares.