Coronavírus

Minas Gerais MG confirma uma morte e 116 casos de covid-19 nas últimas 24h

MG confirma uma morte e 116 casos de covid-19 nas últimas 24h

Governo avalia que baixo volume de notificações pode estar relacionado à de falta lançamento no sistema aos fins de semana

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Registro tem que ser feito pelas prefeituras

Registro tem que ser feito pelas prefeituras

Reprodução / Pixabay

O Governo de Minas Gerais confirmou, nas últimas 24 horas, uma nova morte e 116 diagnósticos positivos para covid-19.

Com os dados divulgados nesta segunda-feira (15), subiu para 55.941 o total de óbitos e 2.197.989 o número de infectados desde o início da pandemia.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais), no entanto, explica que o baixo volume pode estar relacionado à falta de lançamento de dados no sistema que reúne as notificações. A plataforma conhecida como Sivep-Gripe é alimentada pelas prefeituras.

"Nos fins de semana e feriados, observa-se diminuição nos registros, provavelmente por falta de equipe nos municípios para alimentar os sistemas oficiais. Os dados represados são informados no decorrer da semana", detalhou a pasta. O Governo ressaltou, ainda, que os dados podem ser atualizados.

Na última segunda-feira (8), Minas Gerais e outros oito Estados não computaram nenhuma morte causada pelo coronavírus. Na data, a SES informou que o número também pode ter sido fruto da falta de registros.

Nesta segunda-feira (15), a Secretaria Estadual de Saúde não detalhou o perfil dos infectados, bem como a distribuição geográfica dos casos, em função do feriado de Proclamação da República.

Melhora dos dados

Embora não seja possível confirmar que houve apenas uma morte nas últimas 24 horas, o Estado tem visto uma desaceleração na transmissão do vírus entre os moradores. Atualmente nenhuma região está em nível de alerta.

Dos 2.463 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) exclusivos para covid-19 em Minas, 15,63% estão ocupados. Este índice já se aproximou de 100% durante o pico da pandemia. A ocupação das enfermarias, para casos leves, está em 5,17%.

Minas Gerais tem 89,36% da população com idade a partir de 12 anos com a primeira dose aplicada. O esquema vacinal foi concluído em 70,10% deste grupo.

Últimas