Coronavírus

Minas Gerais MG deve começar vacinação de crianças contra Covid-19 até sábado

MG deve começar vacinação de crianças contra Covid-19 até sábado

Secretário de Estado de Saúde anunciou a chegada da primeira remessa com 110 mil doses de Pfizer para grupo de 5 a 11 anos

  • Minas Gerais | Ana Gomes, Do R7

Minas vai receber 110 mil vacinas de Pfizer

Minas vai receber 110 mil vacinas de Pfizer

Freepik/Reprodução

O Governo de Minas Gerais anunciou, nesta quinta-feira (13), que o Estado vai receber as primeiras doses para a vacinação contra a Covid-19 de crianças e estima que até sábado (15) todos os municípios já estarão aptos para começar a imunização. O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, confirmou a informação em entrevista coletiva.

“Nesta sexta-feira (14), está previsto a chegada da primeira remessa com 110 mil doses de Pfizer infantil. Oficialmente, a partir de sábado, a gente pode ter a primeira criança de 5 a 11 anos vacinada em Minas. É um motivo de comemoração”, afirma o chefe da pasta.

Baccheretti ainda disse que o estado deve receber mais doses do que o anunciado, uma remessa de R$3,7 milhões.

"Ainda é uma parte, a expectativa mudou. O governo federal aumentou para 4,3 milhões de doses de distribuição em janeiro. A gente deve receber mais do que o previsto na última coletiva", afirma. 

O secretário disse ainda que crianças que não se vacinarem não serão impedidas de frequentar o ambiente escolar, já que a imunização não é obrigatória no país.

“O Brasil adotou a vacinação como não obrigatória. Então, ela não vai ser um impeditivo de algo tão essencial como é a aula. A nossa insistência vai ser sempre aos pais e responsáveis que a vacina é uma proteção individual e da família como um todo. Uma medida muito importante”, alerta.

Restrições 

Com o aumento de casos de Covid-19 em Minas, Fábio Baccheretti afirmou que a taxa de ocupação de leitos vai definir uma possível restrição de atividades nos municípios que aderem ao Minas Consciente.

“Ontem (12), tivemos uma reunião do Minas Consciente. A pontuação do programa está aumentando em todas as regiões, pela incidência e positividade de Covid-19, mas o número de internações não pontuou o suficiente para sair da Onda Verde. Se for necessário alguma medida restritiva, nós vamos adotar".

Últimas