Novo Coronavírus

Minas Gerais MG libera aulas presenciais de pós-graduação a partir da onda amarela

MG libera aulas presenciais de pós-graduação a partir da onda amarela

Medida começa a valer neste sábado (5) e vai atender alunos de mestrado, doutorado e especialização; ainda não há previsão para demais estudantes

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Aulas de pós-graduação costumam ser esporádicas

Aulas de pós-graduação costumam ser esporádicas

Reprodução / Pixabay

As cidades que estão nas ondas amarela ou verde do programa Minas Consciente vão poder liberar, a partir deste sábado (5), as aulas presenciais para as turmas de pós-graduação, seja mestrado, doutorado ou especialização.

A decisão foi tomada pelo Governo do Estado, no final da noite desta quarta-feira (2). Em relação aos demais níveis de ensino, ainda não há previsão para retorno das atividades.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a liberação foi possível devido à “capacidade de adaptação do setor, além de uma tendência a pouca aglomeração e à natureza esporádica das aulas presenciais” na pós.

Atualmente, 11 das 14 regiões de Saúde do Estado integram a onda verde. Esta é a segunda, de três, fases do programa de flexibilização. Nesta etapa é permitido a abertura de setores como lojas de roupas, academias, além de bares e restaurantes poderem receber os clientes nos estabelecimentos.

A região Norte será a primeira a avançar para a terceira fase (onda verde), a partir deste sábado. Nenhuma área havia atingido o patamar até o momento.

Em alguns casos, mais isolados, o Governo de Minas usa a divisão de microrregiões para definir a escala de flexibilização de algumas cidades. Ao todo são 60 espalhadas em todo Estado.

Destas, 16 poderão seguir para a onda verde no sábado, independente da situação da macrorregião onde se encontram. A Secretaria de Planejamento, no entanto, ainda não informou quais serão as micro beneficiadas.

Já as regiões Noroeste e Nordeste ficarão na onda vermelha (primeira fase) a partir deste fim de semana.

Veja a classificação de cada macrorregião:

Onda Vermelha:

- Noroeste
- Nordeste

Onda amarela:

- Triângulo do Norte
- Triângulo do Sul
- Oeste
- Sul
- Centro-Sul
- Centro
- Sudeste
- Leste do Sul
- Vale do Aço
- Leste
- Jequitinhoha

Onda verde:

- Norte

Últimas