Novo Coronavírus

Minas Gerais MG mantém negociação para comprar vacina russa Sputnik

MG mantém negociação para comprar vacina russa Sputnik

Secretário de Saúde diz que expectativa sobre a negociação aumentou após aprovação da Anvisa para Estados do Nordeste

Por enquanto, imunizante não é usado no Brasil

Por enquanto, imunizante não é usado no Brasil

Radovan Stoklasa/Reuters - 07.06.2021

O Governo de Minas Gerais confirmou, nesta terça-feira (8), que continua negociando a compra da vacina russa contra a covid-19, Sputnik V.

Fábio Baccheretti, secretário Estadual de Saúde, contou que as expectativas em relação à negociação aumentaram após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizar, na última sexta-feira (4), que um consórcio de Estados do Nordeste importe lotes do imunizante.

Segundo Baccheretti, o Estado fez propostas a todas as fabricantes de vacina disponíveis no momento, mas os laboratórios teriam priorizado as negociações com os governos federais.

— Estávamos em conversa e, agora, com essa autorização, mesmo uma autorização de 1% apenas das vacinas do lote que poderão ser trazidas e de forma quase que experimental, nos abriu uma esperança de conseguir efetivar essa compra.

Como a autorização da Anviso é em caráter "excepcional", os Estados do Nordeste só poderão aplicar a Sputnik em 1% do público-alvo da vacinação.

Mais vacinas

Fábio Baccheretti ainda calculou que caso as entregas de vacina continuem no ritmo atual, é possível que todo o Estado comece a vacinar pessoas sem comorbidade até o fim deste mês.

O secretário de Saúde contou que negocia direcionar 70% das doses enviadas ao público em geral e 30% aos prioritários, o que segundo ele é permitido já que grupos emergenciais como dos professores já foram atendidos.

Baccheretti ainda voltou a afirmar que será possível aplicar ao menos a primeira dose em toda população com mais de 18 anos caso as entregas sejam feitas conforme anunciado. O Governo de Minas já anunciou que pretende alcançar a meta até o fim de outubro.

Últimas