Minas Gerais MG recebe nova remessa com 542 mil doses de vacinas contra a covid

MG recebe nova remessa com 542 mil doses de vacinas contra a covid

Quantitativo de doses é suficiente para imunizar 271 mil pessoas; até o momento, quase 1 milhão receberam a primeira dose

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli, do R7

Nova remessa de vacinas chega ao Aeroporto de Confins neste sábado (20)

Nova remessa de vacinas chega ao Aeroporto de Confins neste sábado (20)

Divulgação/Imprensa MG

O Governo de Minas recebe, neste sábado (20), a nona remessa de vacinas contra a covid-19. Uma aeronave desembarca no início da tarde de hoje no Aeroporto Internacional Trancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, com 542.550 doses da Coronavac, produzida em parceria entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan. 

Esse quantitativo de doses, que será distribuído nos próximos dias para as 27 Superintendências Regionais de Saúde e, em seguida, para os municípios, é suficiente para imunizar 271.275 pessoas. Isso porque o Ministério da Saúde recomenda que os Estados separem duas doses para cada pessoa que será imunizada. 

Veja: BH vai vacinar idosos com 75 e 76 anos a partir desta segunda (22)

Em uma postagem em rede social, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou a ampliação da campanha de vacinação contra a covid-19 para idosos com idade entre 70 e 74 anos, além da continuidade para profissionais de saúde e populações quilombola.

De acordo com Zema, o momento pelo qual o Estado de Minas Gerais passa é de "extrema gravidade".

Ainda segundo Zema, o Governo de Minas enfrenta, como principal obstáculo para a abertura de novos leitos, a falta de profissionais de saúde especializados. 

— O Governo de Minas está fazendo todos os esforços para ampliar o número de leitos, profissionais de saúde e insumos. De 2020 até agora, ampliamos em mais de 100% as vagas em enfermarias e UTIs em todo o Estado. Somente essa semana, montamos mais 33 novos leitos de UTI em BH.

Nova remessa

Essa é a segunda remessa que desembarca em Minas Gerais nesta semana. Na última quarta-feira (17), uma aeronave com 509 mil doses da Coronavac desembarcou em Confins. A quantidade de doses dessa leva é suficiente para imunizar 254.900 pessoas. 

Vacinação

Até este sábado, Minas Gerais recebeu 2.627.180 doses de vacinas contra a covid-19. Desse total, 2.594.472 doses foram distribuídas para as Superintendências Regionais de Saúde e, dessas, 2.040.100 chegaram até os municípios.

Até o momento, 996.660 pessoas receberam a primeira dose do imunizante e, dessas, 407.394 já tiveram a imunização garantida com as duas doses. 

Últimas