Novo Coronavírus

Minas Gerais MG segue sem atualizar número de mortes por covid pelo 4º dia seguido

MG segue sem atualizar número de mortes por covid pelo 4º dia seguido

Governo do Estado alega que falha em sistema de dados do Ministério da Saúde está impedindo o acesso às informações das vítimas da doença

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Número de infectados em MG chegou a  374.651

Número de infectados em MG chegou a 374.651

Leonhard Foeger/Reuters - 15.10.2020

O Governo de Minas não atualizou, nesta quarta-feira (11), pelo quarto dia consecutivo, o número de moradores mortos em decorrência da covid-19.

Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), uma falha no banco de dados do Ministério da Saúde está impedido a pasta de filtrar o número de novas mortes registradas desde o último sábado (7). Com isto, o total de óbitos oficiais no Estado se mantém em 9.204 desde a data.

Em nota, o Governo de Minas informou que irá atualizar os dados assim que o problema na plataforma for solucionado. A reportagem procurou o Ministério da Saúde para comentar sobre a instabilidade, mas ainda não teve retorno. A falha também foi registradas em outros Estados, como São Paulo e Tocantins.

Números do dia

Nesta manhã, o Governo de Minas divulgou um boletim resumido sobre o avanço da pandemia no Estado. O documento aponta que nas últimas 24 horas foram confirmados mais 2.169 casos de infecção pelo novo coronavírus. O total de infectados chegou a 374.651.

A Secretaria de Saúde também registrou atualização no número de pacientes curados, que teve um aumento de 3.363. Até o momento, 345.674 pessoas que contraíram o vírus no decorrer da pandemia já são consideradas recuperadas em Minas.

Segundo a SES, devido à falha no sistema do Governo Federal, também não foi possível divulgar o total de cidades com casos confirmados e nem o perfil dos infectados. Tradicionalmente, a pasta publica nos dias úteis a faixa etária dos pacientes, bem como perfil de saúde dos doentes e vítimas da covid-19.

Nesta terça-feira (10), o Governo de Minas também divulgou apenas a versão resumida, a mesma utilizada aos fins de semana.

Confira a nota do Governo de Minas sobre a falha no sistema:

"A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que o Boletim Epidemiológico da Covid-19 foi publicado hoje (11/10) em versão reduzida devido às inconsistências dos últimos dias no sistema de Informação do SUS (SIVEP-Gripe), do Ministério da Saúde (MS).

O documento, que utiliza como fonte os sistemas oficiais do MS, será divulgado em sua versão completa assim que sejam sanados os problemas pelo MS e o acesso aos dados recuperados.

A SES reforça que os dados referentes aos óbitos confirmados pela doença em Minas Gerais, serão atualizados e divulgados logo que o sistema do MS voltar ao normal, qual previsão ainda não foi informada."

Últimas