MG tem 12 cidades com surto de covid-19, diz secretário de saúde

Carlos Eduardo Amaral explica que os municípios apresentaram um aumento repentino no número de casos da doença nas últimas semanas

Secretário planeja ações para cada região

Secretário planeja ações para cada região

Divulgação / Imprensa MG / Pedro Gontijo

O secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, divulgou, nesta quinta-feira (4), que o Estado tem 12 cidades com surtos de covid-19 atualmente. Em duas delas, há mais de um ponto de alerta, gerando 14 áreas de atenção.

Amaral não divulgou quais são os municípios em questão, mas disse que eles estão distribuídos em sete regiões. Segundo o representante do governo, na prática, isto significa que nestas cidade há um registro maior de casos em um curto espaço de tempo.

— Estes dados mostram um pico muito rápido de casos em uma região, mas ficamos muito atentos do ponto de vista da Secretaria de Estado de Saúde. Temos unidade de resposta rápida que vai até la.

Leia mais: Pompeia lidera mortes por covid-19 em BH

O secretário avaliou que em algumas destas regiões a incidência de infecções já está começando a ser controlada e não há informação sobre disseminação para cidades vizinhas. Os surtos estão distribuídos nas seguintes regiões:

- Centro-Sul (4);
- Centro (3);
- Noroeste (3);
- Leste (1);
- Oeste (1);
- Sul (1);
- Vale do Aço (1).

Minas tem, até o momento, 13.034 infectados e 323 mortes causadas pelo novo coronavírus.